o que é work-life balance

Work-life balance: o que é e como aplicar 

Work-life Balance é o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, um estilo de vida que consegue atribuir mais bem-estar físico, mental e social para as pessoas, por meio de mudanças no ambiente de trabalho.  

Sim! Se engana quem acha que isso é uma opção pessoal e só. A tendência de rotinas mais equilibradas chegou nas empresas, criando modelos de carreiras flexíveis, com acesso a cada vez mais benefícios e uma cultura organizacional motivadora.  

Além dessa mudança ser uma exigência das novas gerações no mercado de trabalho, é também uma forma de engajar pessoas e torná-las mais produtivas.  

Mas, como? Siga para o próximo tópico.  

Work-life balance na prática: como começar? 

O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal geralmente acontece por meio de ações focadas em reduzir o estresse durante os períodos de trabalho; melhorar a autoestima dos(a) colaboradores(as); e motivar.  

Vale tudo! Eventos, benefícios, planos de carreira flexíveis, tendências como home-office ou anywhereoffice… O mercado possui uma lista de maneiras para melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Aqui vão alguns exemplos

Flexibilidade de Horário 

As jornadas flexíveis não existem por lei e por isso se enquadram em uma jornada de trabalho convencional. Isso quer dizer que… 

Segundo as Leis Trabalhistas, a única regra é que a jornada estabelecida não pode exceder as 8 horas diárias. 

Fora isso, fica com a pessoa a escolha de turnos, horários de descanso e o que mais for necessário. O importante é que as demandas continuem dentro do prazo. 

Flexibilidade de Local 

Home office, anywhere office, qualquer “office”, desde que seja um “office” quando for preciso, está valendo.  

Trabalhar de qualquer lugar foi uma descoberta que já crescia como tendência em alguns lugares do mundo, e teve um “boom” depois da pandemia. 

Afinal, além de evitar estresses como trânsito e horário, permite que cada um esteja onde achar melhor para sua logística de vida e produtividade, na hora de trabalhar.  

O crescimento desse modelo de trabalho é o que aumentou a procura por espaços de coworking! 

Já que a tecnologia permite, por que não?  

Benefícios  

Quem não fica motivado a praticar exercícios, comer bem, manter os cuidados em dia com a saúde, quando consegue ter fácil acesso a esse estilo de vida? 

Ao oferecer planos de saúde, vales academia, terapia, vale refeição e tantos outros benefícios que podem fazer sentido para um time ou outro, a empresa passa a cuidar, literalmente, dos(as) colaboradores(as). 

Isso tem resultados práticos: pessoas mais saudáveis, animadas, dispostas, emocionalmente inteligentes, bem resolvidas, confiantes, etc.  

E tem consequências: mais produtividade, clima organizacional melhor, time mais satisfeito e pessoas engajadas.  

E muito mais! 

É possível fugir do convencional e buscar medidas ainda mais radicais, como um dia a mais no fim de semana, jornada reduzida, day off no aniversário… Deixe a criatividade e a logística trabalhar! 

 
O importante é funcionar para gerar o resultado que você precisa no seu modelo de negócio e para dar mais qualidade de vida a cada pessoa envolvida no processo.  

Gostaram? Compartilhe esse conteúdo com o seu time! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp