o que é economia compartilhada?

O que é cultura compartilhada e alguns exemplos: 

No lugar de um carro, um plano premium em aplicativos de mobilidade. Ao invés de uma roupa nova e da moda, vai aquela usada que está para alugar e combina com seu estilo. Ao invés de comprar filmes, assine a mensalidade de um stream.  

Essa lógica se aplica para vários outros produtos e serviços da vida. Na verdade, o princípio é o mesmo: praticidade, evitar o excesso, conter o desperdício e colaborar.  

Porém, o que é de fato a economia compartilhada? Vamos entender de onde surgiu essa tendência. 

O que é economia compartilhada? 

Compre menos, alugue mais. Tenha menos, troque mais.  

As gigantes da tecnologia, como Uber, Netflix, Airbnb, foram as grandes responsáveis por uma aderência cada vez maior ao modelo de economia compartilhada.  

A tendência já se provou eficiente, segundo o estudo de uma das maiores empresas multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, a PwC.

No levantamento,  a marca percebeu que os negócios que apostam nesse tipo de solução estão crescendo mais rápido e a previsão é de somarem  cerca de 355 milhões de dólares até 2025.  

Por que é tão bom assim? A lista de vantagens é longa…

Economia compartilhada é sinônimo de: 

  • Mais diversidade de produto; 
  • Menos poluição e desperdícios; 
  • Economia; 
  • Praticidade;  
  • Possibilidade de testar qualquer produto antes de uma compra definitiva; 
  • Mais qualidade por um custo menor…  

E por aí vai! É uma forma de conectar pessoas com o mesmo interesse e oferecer uma solução completa, personalizada e pelo tempo que for realmente necessário. 

Exemplos 

Bicicletas compartilhadas 

Para que investir um custo alto em uma bike nova se, por menos de 10 reais, você pode aproveitar centenas de bicicletas disponíveis em cidades no mundo todo? 

A iniciativa, seja de iniciativa pública ou privada, mantém as bicicletas em pontos estratégicos da cidade para que qualquer pessoa possa dar uma volta quando sentir vontade. 

Isso sem arcar com custos de manutenção e sem nenhum tipo de desperdício, já que em nenhum momento a “magrela” vai ficar encostada em casa, enferrujando.  

Caronas (carros compartilhados) 

Depois do Uber, vários apps aprimoraram a solução e as caronas, corridas por valores mais baratos e até entregas, ficaram muito mais práticas. 

Os valores de manter um veículo e o rumo insustentável que esse hábito toma, fez com que a tecnologia viesse para ajudar e fazer com que ter um carro na garagem não seja tão necessário mais. 

Até porque, dependendo do modelo e necessidade de cada pessoa, manter o veículo pode ter um custo muito maior.  

Serviços por assinatura 

Passar na locadora para alugar um filme toda semana é coisa do passado. Cinema, então? Fica para quem realmente quer viver essa experiência. 

Hoje em dia com uma assinatura mensal, você assiste a diversos filmes em casa sem precisar deixar o conforto do sofá e ainda compartilha a conta com amigos e familiares. 

Fora que, em algumas plataformas, é possível interagir, comentar, indicar e acompanhar novelas e séries inteiras sempre que quiser.  

Fala se não é muito melhor? 

Imóveis por temporada 

Com o home office, muitas pessoas viram a possibilidade de viver em vários lugares sem a necessidade de firmar contratos longos. 

1 mês aqui, outro ali… Alguns apps de locação de imóveis facilitam essa busca por um cantinho só seu em qualquer cidade do mundo e torna o processo muito menos burocrático que uma imobiliária tradicional. 

E pra quem tem um quarto ou um sofá cama sobrando em casa, os apps oferecem a segurança que precisa para uma renda extra sem riscos, que pode render muitas conexões interessantes.  

Coworking 

Por último, mas não menos importante, os escritórios compartilhados revolucionaram o mundo dos negócios e entregaram muito mais valor a qualquer modelo de negócio. 

Mais networking, menos custos, sem abrir mão da estrutura dos sonhos de qualquer empresa. Tudo isso com a flexibilidade de aumentar ou diminuir o espaço, pular um dia ou outro, fazer rotatividade de equipe e o que mais desejar… 

Qual seria o valor de um escritório com salas de reunião, auditório, rooftop, lounge e escritórios mobiliados com o que existe de mais confortável? E pra manter as contas em dia, dar manutenção e deixar o ambiente sempre moderno e agradável? 

Pois é, no coworking você tem tudo isso e muito mais pagando o valor simplificado em uma única conta.  


O B.Club faz parte desse movimento… É o futuro chegando para tornar nosso dia a dia muito melhor. Vem ser um B.Cluber! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp