Voltar ao escritório ou não voltar, eis a questão!

Conforme a vacinação avança em alguns lugares do mundo, a dúvida dos gestores sobre voltar a exigir o trabalho presencial ou não, também cresce.

Afinal, faz mais de um ano que a maior parte das empresas não funcionam no formato “normal” e agora que os colaboradores já estão adaptados, será que voltar tudo ao modelo antigo é a melhor opção? 

Algumas organizações, inclusive, se desfizeram dos escritórios presenciais ou optaram por sedes flexíveis, para reduzir custos e corresponder ao baixo fluxo de funcionários.

Outros, já voltaram ao trabalho presencial mesmo com a pandemia e seus contratempos. E agora? Como tomar essa decisão considerando o bem estar do funcionário e a produtividade no trabalho? 

Como tudo aconteceu? 

Se a gente voltar ao início, percebe que no primeiro momento da pandemia o home office foi a única alternativa possível. Em outubro de 2020, quase 8 milhões de pessoas estavam trabalhando em modelo remoto no Brasil.  

Os números começaram a cair em seguida e o que muitos profissionais descobriram é que o ideal para o bem-estar e um bom clima organizacional é o modelo híbrido.

Em novembro do mesmo ano, a empresa que presta consultoria de recrutamento profissional, Robert Half, realizou uma pesquisa com cerca de 1 mil gestores e recrutadores para saber a preferência da organização quando o assunto é modalidade de trabalho. 

De acordo com o levantamento, 95% dos empresários têm a intenção de adotar a modalidade híbrida de maneira permanente, no pós-pandemia.

Entre os argumentos estão: o bem-estar do funcionário, que passa a ter mais autonomia com horários e local de trabalho e, por isso, pode adequar melhor a sua rotina e, a drástica redução de custos com contas, equipamentos de escritório, transporte e alimentação.  

E agora, em que ponto estamos? 

Já entendemos que a retomada será gradativa e que a intenção de boa parte das empresas é adotar um modelo híbrido de trabalho.

Mas isso não quer dizer que essas mesmas empresas estão reabrindo as portas dos escritórios convencionais. O que está acontecendo é uma migração para escritórios compartilhados e, tem mais: sob demanda.  

Alguns espaços para coworking estão lidando com o crescimento na busca por salas privativas ou por um novo fenômeno: o officepass. Ambos modelos são uma forma de reduzir custos e personalizar a rotina da organização.  

As salas privativas, por exemplo, são salas sob demanda, com a quantidade necessária de mobília, por um preço que inclui este e todos os outros espaços compartilhados do coworking.

Ou seja, além de ter o escritório, se usarmos o B.Club como exemplo, os colaboradores passam a ter acesso a lounge para lazer, sala de descompressão, cozinha, estacionamento, recepção, limpeza, internet de alta velocidade, fora o contato com outros negócios.  

Agora, o officepass é tendência. Funciona como um vale-refeição ou vale-academia, a empresa fornece um estilo de voucher que autoriza o funcionário a ir a um escritório compartilhado mais próximo de casa alguns dias da semana, de sua preferência.

Plataformas como a Beer or Coffee já disponibilizam essa modalidade no seu portfólio de serviços e conectam empresas interessadas no benefício a escritórios compartilhados.

Dessa forma, fica por conta de cada um a organização da sua rotina e todos conseguem economizar em transporte e tempo.  

É uma ótima ideia, concorda?  

As novas gerações estão cada vez mais preocupadas com um estilo de vida saudável (física e mentalmente) e sim, as organizações precisam se adequar a isso. A pandemia ainda veio para mostrar que somos capazes de trabalhar em outros formato mais coerentes com essa realidade.

As vantagens são muitas e incluem produtividade, criatividade, cultura organizacional e inovação. Tudo isso apenas garantindo que todos se sintam bem no trabalho! 

O primeiro passo é conhecer os interesses dos profissionais que fazem parte da sua equipe e adequar os modelos de trabalho ao que responde às expectativas do maior número de pessoas.

Depois, é questão de investimento e adaptação para ver as mudanças acontecerem e para os resultados começarem a aparecer. 

O B.Club fica à disposição para todas as empresas que querem se modernizar e buscar um novo ambiente para funcionarem com liberdade, flexibilidade e qualidade. Já conhece nosso o espaço? Clique aqui e confira. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp