Profissões que se destacaram na pandemia

Já estamos no 7º mês de 2021 e no segundo ano de uma das maiores crises da história. O resultado? Chegamos aqui, firmes e fortes, e vamos seguir criando oportunidades para profissionais, empreendedores, autônomos, startups, pequenas e grandes empresas.  

Afinal, mesmo com tudo que a economia enfrentou, para algumas áreas as oportunidades se multiplicaram! Você já sabe quais são? Olha que demais essa lista: 

Tecnologia

Profissionais de TI, fornecedores de sistemas, aplicativos, sites, redes integradas, segurança de dados e outros! Tudo isso ganhou destaque na pandemia a partir do momento que o home office passou a ser uma possibilidade e o e-commerce decolou.

Há muito tempo já era especulado o crescimento dessa área, afinal, com os smartphones em mãos, os hábitos de consumo mudaram drasticamente. Mas em 2020 tudo isso foi acelerado e as empresas precisaram se adaptar. 

Agora, a previsão, de acordo com Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), é que até 2024 surgirão 420 mil novas oportunidades para profissionais de tecnologia. 

Construção Civil 

Da mesma forma que as empresas precisaram se adaptar para continuar trabalhando, a maior parte das pessoas também olharam mais para dentro de casa. 

Além disso, a construção de hospitais e postos de saúde engajaram a construção civil. Tudo isso culminou em um crescimento de 10,7% do setor.  

Os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) ainda mostraram que, de janeiro a novembro de 2020, a construção civil gerou mais empregos com carteira assinada no Brasil, quando comparado a 2019. Foram 160 mil contratações, um aumento de 34,6% em relação ao ano anterior. 

Área da Saúde

Tudo bem que para esse grupo taxas de crescimento já eram esperadas. A demanda por médicos, enfermeiros e técnicos para manutenção dos hospitais, cresceram mais de 100% ainda no início de 2020 e a principal explicação é a pandemia. 

Mas não estamos falando só de médicos e enfermeiros, que tiveram que se desdobrar nesse período para conseguirem atender as demandas e salvar vidas. Uma outra área que se destacou durante esse período é a psicologia! 

De acordo com os dados do Google Trends, nos primeiros 15 dias de quarentena no Brasil, em março de 2020, a busca por terapias online cresceu cerca de 88%. Um ano depois, plataformas que ofereciam esse serviço, passaram a responder por uma demanda 600% maior do que antes da pandemia. 

Freelancers e Autônomos 

Muitas empresas tiveram que reduzir seu quadro de funcionários para continuar existindo diante da crise, mas boa parte dessas pessoas se adaptaram e passaram a oferecer serviços por conta própria. Workplaces como GetNinjas e Workana, registraram aumentos tanto no cadastro de profissionais, quanto na demanda por eles. 

De acordo com as plataformas, as áreas de engenharia, administração, conteúdo, programação, marketing, design e direito, foram as que mais cresceram em 2020. O problema é que, com a informalização do trabalho, a rentabilidade desses profissionais diminuiu. 

Como um coworking  pode ajudar 

Os espaços para coworking são as melhores alternativas de escritórios para startups, autônomos, freelancers, pequenas e grandes empresas que procuram reduzir custos. Afinal, é uma estrutura corporativa completa, com tudo incluso em um só boleto. 

O B.Club conta com salas privativas, salas de reuniões, estacionamento, lounge, rooftop, auditório, estações de trabalho, copa, cozinha, banheiros, internet de alta velocidade e equipe de limpeza. Tudo para manter o espaço e fulminar o crescimento e a retomada dos negócios durante e pós-pandemia. 

Ficou interessado? Venha nos fazer uma visita. Agende pelo nosso site

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp