Uma jornada híbrida é o melhor modelo de trabalho?

No primeiro ano de pandemia, o home office dominava todos os noticiários. Mais de 40% das empresas no país migraram para esse novo modelo de trabalho pela primeira vez, mas a pandemia continuou e com o tempo, o lado negativo de trabalhar em casa começou a aparecer.

Falta de atenção, falta de socialização, falta de interação entre a equipe, depressão, ansiedade, problemas de vista e de coluna, etc. É aí que entrou em cena, então, o equilíbrio. Ou então: jornada híbrida. 

Nem lá, nem cá, essa é uma modalidade de rotina profissional na qual o colaborador trabalha alguns dias da semana no escritório, outros em casa. Quem experimenta percebe que as vantagens são muitas!  

Lados Positivos

Para a empresa: os custos com energia, água, transporte e alimentação dos funcionários, reduzem, o relacionamento interno melhora e a flexibilidade do escritório passa a instigar criatividade e produtividade.  

para a pessoa que opta por essa modalidade, fica mais fácil conciliar a rotina e horários, o tempo no trânsito reduz, ao mesmo tempo que ainda é possível encontrar com os colegas do trabalho com certa periodicidade, ao vivo e em cores.  

Lados Negativos

E existe lado negativo? Claro e sempre vale a pena ponderar. Na verdade, é só questão de adaptação. Por exemplo, um ponto negativo seria a dificuldade de gestão dos funcionários, afinal, o local de trabalho mudaria com frequência e isso dificulta alguns cálculos, como o de um vale-transporte.  

Mas hoje em dia, existem diversas ferramentas de gestão capazes de organizar tudo isso de forma automática e remota. Então, basta investir em tecnologia para acompanhar essa modernização.  

Muito se discute também acerca da segurança dos dados e a estrutura à disposição do colaborador em casa, que será diferente no escritório.

Algumas empresas optam por redes integradas de dados, nos computadores da organização, e permitem que cada pessoa leve o notebook para a casa. Existem até aquelas que “emprestam” a cadeira do escritório também.

Isso depende muito da cultura do seu negócio a e a confiança que sente na equipe. Nada que não possa ser mudado. 

Um último ponto que pode ser negativo é: manter um escritório fixo, sendo que nem sempre vai ter gente por lá.  Por um lado, dependendo do modelo de rotatividade, o escritório pode ser enxuto e nunca vai estar vazio.

Por outro, dizer escritório fixo é ultrapassado, não é? Afinal, os espaços para coworking vieram justamente a fim de proporcionar essa flexibilidade. 

Qual o melhor lugar para o modelo híbrido?

Um coworking! Em um escritório como o B.Club, você e seu time podem ter acesso a tudo que precisam para trabalhar, criar, receber clientes, pagando proporcionalmente ao uso.

Ou seja, dependendo do plano que optar, pode alugar a dispensar estações de trabalho, horários na sala de reunião, ou um auditório, que seja, sempre que for conveniente.  

O recado que fica é: o mundo está mudando e as empresas precisam mudar também. Afinal, se tem uma coisa boa que a pandemia trouxe foi a mensagem de que somos capazes de nos adaptar em qualquer situação e DO NADA.

Considerando que as ideias e as tecnologias já estão aí, o que falta para trazer a sua empresa ao século XXI? Conte com o B.Club nessa jornada e boa sorte. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp