Tudo sobre a origem da Black Friday

É só entrar o mês de novembro que a Black Friday entra no gosto das marcas, que criam promoções aos montes para dar início às vendas do fim de ano. Você sabe onde e quando essa tradição começou? 

O termo black (preto em inglês) friday (sexta-feira em inglês), surgiu nos Estados Unidos, na última semana do mês de novembro. O porquê ainda não é definitivo, mas existem várias teorias que tentam desvendar esse mistério. 

Algumas teorias

A data mais antiga que marcou alguma menção dessas duas palavrinhas juntas foi lá no século XIX, na Wall Street de Nova York.  

Alguns historiadores contam que, em setembro de 1869, dois acionistas da bolsa norte americana, aplicaram um golpe milionário nas ações de ouro, que despencaram logo em seguida, trazendo um grande prejuízo a economia local. 

O cenário de crise aconteceu em uma sexta-feira, que ficou conhecida como black friday.  

No entanto a história que mais faz sentido, remete a origem do termo à expressão usada por policiais na Filadélfia, no fim de semana seguinte ao dia de Ações de Graças.  

O feriado é um dos mais tradicionais dos Estados Unidos, e conta com desfiles e comemorações no país todo, inclusive jogos de futebol americano, geralmente clássicos, que promovem um grande fluxo de pessoas e aglomerações. 

Então, no período, os oficiais relatavam acidentes, confusões, e chamavam aquilo tudo de black friday.  

O que eles não perceberam, mas os comerciantes sim, é que essa movimentação era uma oportunidade para vender mais, então as lojas geravam uma série de promoções a fim de atrair os visitantes. 

Assim, ficou a tradição. Logo após as Ações de Graças, um momento de ficar em família para agradecer, vem as festanças, o movimento e o consumo desenfreado, que marca o início das festas de fim de ano e… a Black Friday. 

Como chegou no Brasil 

O sucesso das vendas nos Estados Unidos fez com que outros países, como o Brasil, reproduzissem as campanhas, viralizando a data como uma sexta-feira de preços extremamente baixos em boa parte do mundo. 

Por aqui a novidade chegou em 2010, por meio de um site de busca de descontos que divulgou promoções na data da Black Friday e algumas lojas entraram na onda. 

Em 2020, as vendas nesse período bateram recorde, registrando um aumento de 31% em relação ao ano anterior. No total foram mais de 5 bilhões de reais em vendas.  

Como evitar golpes na Black Friday? 

Os preços ficam tão baixos que parece mentira, não é? Porém, algumas marcas e golpistas aproveitam desse momento para fazer falsos anúncios e é aí que mora o perigo! Veja algumas dicas para evitar esse problema: 

#1 Evite links e arquivos de e-mail com remetentes duvidosos 

Se você conhece a loja, sempre acesse pelo site oficial. Se não, busque por mais informações antes de abrir e-mails e acessar links promocionais. Alguns crimes envolvendo roubo de dados de cartões de crédito ou pessoais, acontecem assim. 

#2 Compare preços 

Nunca compre sem buscar pelo menos duas lojas diferentes. Comparar os preços pode evitar que você compre algo achando que está economizando, sendo que na verdade o valor não mudou nadinha e a falsa promoção é só uma pegadinha para vender mais. 

#3 Instale programas de proteção 

Hoje já está mais acessível diversos aplicativos para verificação de vírus, limpadores e filtros de anúncios duvidosos. Use a tecnologia a seu favor para se proteger na internet. 

No mais, aproveite essa época para garantir os presentes, comprar algo que queria há tempos e curtir as festas de fim de ano em grande estilo. 

Por aqui, nós também entramos na onda e estamos cheios de ofertas especiais nessa sexta-feira. Clique aqui para conferir

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp