O que é um escritório Open Space e quais os benefícios?

Trabalhar é uma atividade essencial em nossa vida e cada vez mais está ganhando novos significados e formatos.  

Para as últimas gerações, aqueles que chamamos de Millenials e Geração Z, o formato de trabalho industrial, com atividades monótonas, hierárquico, frio e padronizado, já não funciona e o mercado têm se movimentado para chegar a um ideal melhor. 

Isso demanda mudanças nos ambientes físicos e uma delas são os escritórios open space, uma nova forma de distribuir os espaços dentro da empresa. 

O que é Open Space

No sentido literal, traduzido para o português, significa espaço aberto, mas vai muito além disso. A proposta é uma empresa livre de divisórias, portas e paredes, que seja completamente integrada em seu ambiente físico. 

Além de economizar espaço, essa nova possibilidade permite que os móveis mudem de lugar, que os colaboradores interajam mais e que as lideranças vejam, ao mesmo tempo, tudo acontecendo.  

É, literalmente, romper com a hierarquia fomentada pelas placas e divisões ao longo de todo escritório, para propor uma forma mais próxima, inclusiva e interativa de se relacionar nos ambientes de trabalho. 

Quais são os benefícios? 

Os Open Spaces tornam o clima organizacional mais leve e a conectividade entre as pessoas ainda mais forte, gerando uma série de benefícios para a organização, inclusive financeiros.  

Ao aposentar as salas fechadas, o escritório ganha em tamanho e flexibilidade de mudanças sutis, como passar a mesa de um lugar para o outro, colocar uma planta aqui ou ali, tornando o espaço mais versátil também. 

Para os colaboradores, também só existem vantagens. Mais conexão, inspiração, criatividade, bem-estar e consequentemente, produtividade. Derrubar a hierarquia por água abaixo, dá mais confiança ao time para dar ideias, se posicionar, participar e chegar a decisões em conjunto. 

Daí, podem surgir muitas ideias e formas de pensar que talvez, no formato antigo, jamais seriam sequer ouvidas. Fora que quem não quer trabalhar e desenvolver excelentes projetos em um lugar que completamente disruptivo e inovador?  

É uma forma de atrair talentos! 

O universo dos coworkings e os Open Spaces

A retomada das atividades presenciais na pandemia, comprovaram o esperado: não é lá nem cá, o futuro do trabalho é híbrido. As pessoas querem estar no ambiente de trabalho, mas não o ambiente que deixaram, lá atrás, quando precisaram entrar na quarentena. 

Querem um pouco de casa, com a flexibilidade e liberdade do home office, e um pouco do corporativo, com a troca de ideias mais ágil e mais interativa, do presencial, e a socialização entre os colegas de trabalho. 

E o Open Space, herdando de suas raízes nos escritórios compartilhados, conseguem entregar isso. Foi nos coworkings, como o B.Club, que o Open Space começou a fazer sentido na prática e a demanda para essa modalidade só cresce. 

Em outubro de 2021, inauguramos um andar inteiro dedicado a essa modalidade, devido a alta na procura por um ambiente mais flexível de trabalho. 

O 11º andar conta com 57 estações de trabalho, 3 cabines telefônicas, 4 banheiros (sendo dois unissex, um masculino e um feminino), 35 escaninhos, 2 lounges para descanso e lanches rápidos, um novo ponto de venda do mercado Be Honest e uma copa compartilhada com direito a cafézinho, por conta da casa. 

Confira tudo sobre o lançamento

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp