Startup associada do B.Club, Quasar, foi classificada no SEED

O programa estadual Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED), criado para fomentar o empreendedorismo em Minas Gerais, divulgou no dia sete de maio a lista com as 59 startups selecionadas para a edição de 2021.

Entre os classificados está a QUASAR, startup de sistemas de gestão, sediada no B.Club e motivo de muito orgulho para todos os associados. Com a colocação, o sistema desenvolvido pela empresa passa a ser utilizado pelos municípios de Minas como teste e o Governo Estadual começa a investir em infraestrutura e treinamento para todo o time. 

A sexta edição do SEED, em vigor esse ano, se difere de todas as outras por ter foco em desafios da área pública. Dentre os 37 problemas propostos pelo governo, a Quasar se inscreveu em quatro e foi selecionada para todos solicitados.

Agora, o foco é na solução mais complexa: tornar um sistema de gestão integrado com a Redesim, sistema de dados comerciais vinculado ao Governo Federal e o sistema de dados da Junta Comercial de Minas Gerais, mais acessível para os 853 municípios.  

O projeto da startup automatiza a distribuição dos dados do comércio a níveis federais e estaduais para as prefeituras, a fim de facilitar a abertura de novas empresas, integrando os diferentes processos burocráticos a uma plataforma mobile.

“99% dos municípios mineiros hoje fazem esse processo a mão. Então se você vai abrir uma empresa você tem que fazer uma pastinha de documentos, ir lá no balcão do município e abrir um processo administrativo para conseguir a inscrição municipal. Nós entramos exatamente nesse ponto. Nós distribuímos todas as informações necessárias para a prefeitura de forma automatizada. Então o empreendedor utiliza um protocolo, lá da junta comercial, para conseguir todas as licenças municipais, todas as licenças estaduais”, explica o CEO e co-fundador da Quasar, Lucas Guimarães. 

De acordo com Guimarães, a notícia foi dada em parcelas, por ser um edital de várias etapas. Da aprovação dos documentos, a assinatura do termo com o governo, foram mais de seis meses de espera. Mas as expectativas estão mais altas do que nunca e a equipe prometeu até uma comemoração, quando a correria de documentação, planejamento, treinamentos e reuniões com órgãos, der uma trégua.

“Estava planejado a comemoração para logo depois da publicação, mas foi tudo muito corrido, eles já pediram toda a documentação, plano de trabalho, então a equipe ficou tão envolvida para resolver isso que não deu tempo. Mas a gente tá planejando para o mais breve possível”, conta. 

A empresa é parceira do B.Club há pouco mais de dois meses e inclui o coworking na jornada de sucesso que o futuro desse time promete. “Nós visitamos 11 coworkings, um dos últimos foi o B.Club e a gente realmente se surpreendeu com a estrutura, a estrutura é muito boa, a equipe é sensacional. Nós vamos permanecer lá por mais tempo, cada vez pegando mais espaços”, conclui o CEO.

E nós, claro, estamos lisonjeados. Parabéns pela conquista Quasar!  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp