O que é smart working?

O que é Smart Working e como aplicar na sua empresa?  

Smart Working é um novo conceito da área de gestão de empresas que consiste, basicamente, em devolver ao colaborador o poder de decidir como, onde e quando trabalhar. 

Contudo, você pode estar pensando que isso pode colocar os resultados do seu negócio em risco, mas é justamente o contrário.  

Quando o desempenho individual passa a ser medido pela qualidade do que é entregue de cada pessoa, são estimuladas a produtividade e a competitividade. 

Ao mesmo tempo, o Smart Working proporciona mais flexibilidade para que cada colaborador ou colaboradora adeque o trabalho a sua realidade.  

Por onde começar essa mudança? 

– Repensando os espaços de trabalho  

O primeiro passo para implementar o smart working na sua empresa e melhorar seus resultados é buscar espaços de trabalho que tragam mais conforto e inspiração para todo o time.  

Segundo o conceito, isso significa, inclusive, adotar modelos de trabalho como anywhere office, home office ou espaços para coworking. 

Dessa forma, a empresa e as pessoas que nela trabalham saem ganhando, afinal a qualidade de vida melhora para colaboradores e colaboradoras, enquanto são reduzidos até custos imobiliários.  

– Digitalizando a empresa 

Sejam por meio de redes conectadas na internet, formas de comunicação mais ágeis, plataformas de organização e integração, entre tantas outras formas de modernização, resolvem questões como tempo e custos.  

Sem contar que a tecnologia torna alguns processos mais dinâmicos, inclusivos e com capacidade de gerar dados para uma melhoria constante! 

– Promovendo a flexibilidade em todos os níveis 

A flexibilidade de horários, espaços e jornadas de trabalho, dão a oportunidade de cada pessoa optar pelo que faz mais sentido e funciona melhor para si, alcançando mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de todos e todas.  

Para isso, é preciso que o time esteja entrosado, engajado e, principalmente, que compartilhem uma relação de vontade e confiança. Esse é o assunto do próximo tópico. 

– Construindo uma nova relação de trabalho baseada na confiança

Apostando na contribuição de todos, seja nas relações interpessoais de cada equipe, entre liderança e time, ou entre empresa e funcionários, as relações se tornam mais leves, diretas e de igual para igual.  

Trabalhando no sentimento de pertencimento e na cultura organizacional, é certo que, seja onde estiver ou como for, cada pessoa está responsável por fazer sua parte.  

Quais são os benefícios? 

  • Mais produtividade 
  • Mais envolvimento e satisfação dos colaboradores 
  • Menos ausências e licenças 
  • Menos custos  
  • Mais talentos interessados

Está em busca de espaços flexíveis para começar a transformar seu modelo de trabalho em smart working? Conheça os espaços compartilhados! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp