campanha Janeiro Branco

Janeiro Branco: veja algumas formas de cuidar da sua saúde mental

Chegou 2023 e aquela pergunta que a gente se faz todo ano: o que pode ser melhor nos próximos 365 dias?  

Cuidar da saúde, realizar um sonho… Um fato sobre as metas é que elas prometem melhorar a nossa vida e por isso, sempre que estamos cheios e cheias de esperança, nos enchemos também desses objetivos.  

Só que existe um, em especial, que não pode sair dessa lista da virada e ainda precisa ser reforçado ao longo de toda a vida. Vamos falar de saúde mental?  

Começou, oficialmente, a campanha de Janeiro Branco!  

 

O que é a campanha? 

O mês de janeiro, desde 2014, é dedicado ao incentivo para cuidados com a saúde mental. A iniciativa foi do psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a fim de criar um movimento que pudesse chamar a atenção das pessoas e das instituições para a saúde mental.  

Afinal, segundo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e não fica atrás quando o assunto são outros transtornos, como a depressão. 

No site oficial da campanha estão várias informações para que você possa cuidar da sua saúde mental e contribuir com quem ajuda na recuperação de outras pessoas. 

 

5 dicas para cuidar mais da sua saúde mental em 2023  

– Coloque na agenda um tempo dedicado só a você; 

– Busque autoconhecimento;  

– Pratique atividades físicas; 

– Tenha momentos de descanso e lazer na sua rotina; 

– Quando se sentir mal, peça ajuda.  

 

Por que falar de saúde mental é importante? 

Nesse momento de reflexão, precisamos lembrar que somos acostumados(as) a pensar que é preciso ser forte e estar feliz em todos os momentos, mas nem sempre é assim. 

É normal ter momentos de tristeza, de medo, de insegurança. Aliás, a capacidade de nos emocionar é o que nos torna seres humanos. 

Sendo assim, os cuidados com a saúde da mente precisam ser levados a sério assim como os cuidados com o corpo.  

Quando algo não estiver legal, quando o cansaço bater, quando as emoções estiverem confusas, busque ajuda e veja como olhar pra cada situação com mais cuidado pode ajudar a superar todos os desafios. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp