5 lições da pandemia para os ambientes de trabalho

5 lições da pandemia para os ambientes de trabalho

Já são quase 3 anos desde o dia em que a pandemia, que afetou o mundo inteiro, chegou ao Brasil.  

Com essa grande crise, vieram adaptações rápidas e novos olhares sobre o estilo de vida que o mundo levou por tanto tempo, forçando gestores, times e organizações inteiras a se adaptarem a novos formatos de trabalho. 

Mesmo com os avanços no combate da doença, algumas coisas se mantiveram e a pergunta que fica é: será que o mundo corporativo aprendeu algo com isso?

Aqui vão algumas lições que vieram pra ficar nos ambientes de trabalho.  

 

  1. O trabalho remoto é vantajoso para empresa e colaboradores

Grandes sedes não são mais necessárias, isso é um fato.

Com o trabalho remoto, gestores encontraram mais economia e, aqueles(as) que adotam o modelo, ganham liberdade para trabalhar de forma flexível.  

As alternativas, nesse caso? Auxílio home-office, locação de espaços para coworking, liberdade para escolher o melhor lugar para trabalhar e palavrinhas mágicas como anywhere office, bleisure, nômade digital e muito mais! 

 

  1. Saúde e bem-estar dos colaboradores são investimentos importantes

Já viram uma corrente de engrenagem rodar sem a engrenagem? Pois é. 

Pessoas são as peças fundamentais no modelo de funcionar de cada organização e suas necessidades precisam ser não só atendidas, mas garantidas.  

A pandemia provou como é essencial oferecer Planos de Saúde mais abrangentes, ambientes de trabalho mais saudáveis, relações livres de pressões, incentivos e empatia, acima de tudo. De ser humano para ser humano, a dinâmica de trabalho fica muito mais leve. 

 

3. Flexibilidade aumenta a produtividade

Em uma mesma organização, estão pessoas com diferentes realidades. Filhos que cuidam dos pais, mães solos, pessoas com dois ou mais empregos, estudantes, pessoas com raízes em outros lugares…  

Como fazer todas elas se adequarem ao mesmo local, carga horária e formato de trabalho? Não dá e a pandemia escancarou isso.  

A flexibilidade de horários e lugares para trabalhar dá a chance de cada pessoa optar pelo melhor, conforme seu dia a dia. Na prática, isso significa pessoas mais felizes, saudáveis emocionalmente e satisfeitas com seu trabalho. O resultado disso é… Mais resultados! 

 

  1. Tecnologia é aliada e necessária

Quanto tempo levou para a sua organização se adaptar as quarentenas e trabalhos remotos? Agora a lição foi anotada e aprendida, certo? 

As tecnologias para o trabalho avançaram muito na pandemia e podem ser aproveitadas de todas as maneiras agora que o pior passou.  

Seja para gestão, entregas, logística, comunicação… Se existe uma forma de tornar processos mais ágeis e assertivos, por que não? 

 

  1. Lideranças devem estimular confiança, empatia e resiliência

Antes, poucas lideranças imaginariam a possibilidade de uma pessoa do time trabalhar em casa. Afinal, quem trabalharia tendo a chance de deitar no sofá e ligar a Netflix por um dia inteiro.  

Bom, a pandemia mostrou que não é bem assim. O home-office fez as pessoas trabalharem mais e provou por A mais B que confiar nas pessoas que estão se dedicando ao mesmo objetivo que você, é um passo simples que faz toda a diferença.  

  

 

Quais dessas lições ainda podem ser implementadas na sua organização? Os coworkings são ótimos exemplos de tudo isso que a pandemia trouxe à tona. Afinal, liberdade e flexibilidade já era uma tendência, que acabou chegando mais rápido. 

Envie esse artigo para as pessoas do seu time, para transformar relações e ambientes de trabalho em versões mais bem sucedidas e felizes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp