mercado de trabalho

Soft Skills e Hard Skills: o que são, quais as diferenças e quais serão cada vez mais necessárias

A busca por uma nova oportunidade no mundo organizacional gera muitas inseguranças acerca do que, de fato, o mercado está buscando.  

Nesse sentido, uma coisa é certa: as soft skills e hard skills sempre estão sendo observadas pelas pessoas que recrutam novos candidatos e candidatas e, por isso, é muito importante se manter em dia com essas habilidades. 

 

Mas o que são as soft e hard skills? 

 

Soft Skills são: 

Habilidades emocionais, aquelas que adquirimos ao longo da vida e fazem parte do nosso comportamento, principalmente nos contextos profissionais. Alguns exemplos são empatia, resiliência, criatividade, liderança… 

As Soft Skills mudam constantemente. Ainda assim, estão muito relacionadas ao perfil de cada pessoa e como essas características condizem com determina cultura organizacional. 

Isso não quer dizem que não são “treináveis”, porém, ao contratar, a análise das Soft Skills é importante para determinar se aquela pessoa se sairia bem ou não nas dinâmicas interpessoais de determinada empresa.  

 

Já as Hard Skills…  

São as habilidades técnicas, que dizem sobre a sua capacidade de realizar determinada função com qualidade. Por isso, são mais ligadas a formação acadêmica, cursos, experiências profissionais anteriores, portfólios, etc.  

Assim com as Soft Skills, são extremamente importantes na hora da contratação e validam se determinado candidato ou candidata consegue suprir a necessidade da empresa naquele momento.
Ao analisar um currículo, por exemplo, são as Hard Skills que estão em jogo.  

 

 

Quais Soft e Hard Skills estão se tornando cada vez mais necessárias no mercado? 

 

Soft Skills: 

  • Comunicação interpessoal eficiente 
  • Raciocínio crítico  
  • Inteligência emocional 
  • Empatia 
  • Resiliência 
  • Criatividade 
  • Flexibilidade 
  • Influência 
  • Capacidade de tomar decisões 
  • Trabalho em equipe 
  • Ética 

 

Hard Skills:  

  • Conhecimentos sobre tecnologia 
  • Negociação 
  • Gestão de Pessoas 
  • Empreendedorismo 
  • Diversidade  
  • Sustentabilidade 

 

 

Entendido! Agora, como desenvolver essas habilidades? 

 

Vamos lá, etapa importante. 

Seja soft ou hard skills, uma coisa é certa: para se manter competitivo no mercado de trabalho, é preciso estar sempre se desenvolvendo.  

Sendo assim, para desenvolver Soft Skills você deve buscar autoconhecimento, feedbacks, além de se colocar em situações que geralmente têm dificuldade, para conseguir fazer autoanálise e encontrar formas de lidar melhor com cada uma delas.  

Exemplo: você é uma pessoa insegura para tomar decisões. Então, busque entender a origem dessa insegurança e, uma vez entendido e “remediado” o problema, enfrente situações em que essa habilidade seja exigida de você, tornando cada vez mais comum.  

Agora, o caminho para desenvolver hard skills é aquele que qualquer pessoa no mercado de trabalho precisa estar atravessando: buscar atualizar seus conhecimentos por meio de cursos, treinamentos, palestras, livros, etc.  

 

 

Com tudo isso em mãos, a suas chances são muito maiores. Se já faz parte de um time, compartilhe esse conteúdo para mostrar como vocês podem ser ainda melhores!

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