Smart Working é um novo conceito da área de gestão de empresas que consiste, basicamente, em devolver ao colaborador o poder de decidir como, onde e quando trabalhar.
Contudo, você pode estar pensando que isso pode colocar os resultados do seu negócio em risco, mas é justamente o contrário.
Quando o desempenho individual passa a ser medido pela qualidade do que é entregue de cada pessoa, são estimuladas a produtividade e a competitividade.
Ao mesmo tempo, o Smart Working proporciona mais flexibilidade para que cada colaborador ou colaboradora adeque o trabalho a sua realidade.
Por onde começar essa mudança?
– Repensando os espaços de trabalho
O primeiro passo para implementar o smart working na sua empresa e melhorar seus resultados é buscar espaços de trabalho que tragam mais conforto e inspiração para todo o time.
Segundo o conceito, isso significa, inclusive, adotar modelos de trabalho como anywhere office, home office ou espaços para coworking.
Dessa forma, a empresa e as pessoas que nela trabalham saem ganhando, afinal a qualidade de vida melhora para colaboradores e colaboradoras, enquanto são reduzidos até custos imobiliários.
– Digitalizando a empresa
Sejam por meio de redes conectadas na internet, formas de comunicação mais ágeis, plataformas de organização e integração, entre tantas outras formas de modernização, resolvem questões como tempo e custos.
Sem contar que a tecnologia torna alguns processos mais dinâmicos, inclusivos e com capacidade de gerar dados para uma melhoria constante!
– Promovendo a flexibilidade em todos os níveis
A flexibilidade de horários, espaços e jornadas de trabalho, dão a oportunidade de cada pessoa optar pelo que faz mais sentido e funciona melhor para si, alcançando mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de todos e todas.
Para isso, é preciso que o time esteja entrosado, engajado e, principalmente, que compartilhem uma relação de vontade e confiança. Esse é o assunto do próximo tópico.
– Construindo uma nova relação de trabalho baseada na confiança
Apostando na contribuição de todos, seja nas relações interpessoais de cada equipe, entre liderança e time, ou entre empresa e funcionários, as relações se tornam mais leves, diretas e de igual para igual.
Trabalhando no sentimento de pertencimento e na cultura organizacional, é certo que, seja onde estiver ou como for, cada pessoa está responsável por fazer sua parte.
Quais são os benefícios?
- Mais produtividade
- Mais envolvimento e satisfação dos colaboradores
- Menos ausências e licenças
- Menos custos
- Mais talentos interessados
Está em busca de espaços flexíveis para começar a transformar seu modelo de trabalho em smart working? Conheça os espaços compartilhados!