Novembro é um mês importante para as pautas raciais, afinal é no mês 11 que são marcados o Dia Nacional de Combate ao Racismo (18) e o Dia da Consciência Negra (20).
Nessa época, algumas organizações se mobilizam para falar do assunto, mas o que realmente as empresas podem fazer para combater o racismo estrutural e mudar o cenário no país?
Alguns dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para entender o cenário:
- 55,8% da população brasileira se autodeclaram preta ou parda
- 66,1% dos profissionais subutilizados no país são pretos e pardos
- 29,9% dos cargos de liderança são ocupados por pessoas pretas e pardas
Como promover a igualdade racial na sua empresa?
- Diagnóstico
O primeiro passo é observar e a realidade da inclusão e diversidade de pessoas pretas e pardas na sua empresa. Quantas são, em quais cargos elas estão… Tudo isso é dado para comprovar a necessidade das ações futuras e criar métricas da evolução dessa transformação.
- Letramento Racial
O que é racismo, porque está em pauta, o que essas datas representam, como nossa sociedade foi formada, qual é a história das pessoas pretas, como o racismo afeta suas realidades… Falar, falar e falar de racismo. Esse é um passo importante na mudança de cultura e mentalidade dentro das organizações.
- Ações Afirmativas
Processos seletivos direcionados, cotas, equipes de diversidade, ouvidoria, canais de denúncia… Para que a mudança seja rápida e eficiente, são necessárias ações concretas, capazes de reparar o tempo perdido, quando esse assunto não foi uma prioridade, por causa do próprio racismo estrutural.
Exemplo:
O Pacto Global da ONU é a maior iniciativa corporativa do planeta e envolve mais de 16 mil empresas de 161 países diferentes, dispostas a enfrentar os principais desafios do mundo. Na última sexta-feira de novembro (25), o grupo lançou o Movimento Raça é Prioridade, uma iniciativa que desafia 1500 organizações a equipararem a quantidade de pessoas pretas em cargos de liderança, até 2030.
E aí, topa o desafio?
Falar de equidade racial é URGENTE. Comece o movimento na sua empresa e promova um futuro melhor, mais diverso e mais justo.
Toda atitude faz a diferença!