Novembro Azul

Novembro Azul e a saúde do homem: veja os principais pontos da campanha 

Muito além da prevenção do câncer de próstata, a campanha em novembro discute preconceitos, estigmas e, principalmente, a vida. Afinal, esse tipo de doença mata 42 homens todos os dias no Brasil, segundo o Instituo Nacional de Câncer (INCA).  

O segredo para combater a alta taxa de mortalidade do câncer na próstata é só um: exame, diagnóstico e tratamento, afinal, a doença é silenciosa. Para isso, é importante que os homens façam os testes preventivos, tanto o de toque quanto análise de sangue, os cuidados rotineiros com a saúde física e mental, além de manterem bons hábitos.  

Mas todo mundo já sabe disso… Não? Não!  

Em pleno século XXI ainda é um fato que os homens vão menos ao médico, segundo o Ministério da Saúde. O motivo geralmente gira em torno do preconceito, da ideia de masculinidade e da falta de informação. 

Por isso, em 2011 foi criada a campanha do Novembro Azul, como forma de orientar os homens acerca dos cuidados que devem ter com a saúde ao longo de toda a vida.  

Quais são os cuidados que os homens devem ter com a saúde?

Exame da próstata: quanto antes o câncer for identificado, maiores as chances de cura. O recomentado é que todo homem faça a prevenção anualmente, a partir dos 40 anos. 

Check-up regular: é a melhor forma de identificar infecções e outras doenças. Então, não se esqueça, seja qual for a faixa etária, mantenha a o check-up em dia e consulte um urologista com regularidade. 

Cuidados com a saúde mental: responsabilidades familiares, vida financeira, problemas no trabalho, relacionamentos… Saúde mental é tão importante quanto a física e pode ajudar no processo de autocuidado. 

Além disso é recomendado controlar o consumo de álcool e cigarros, praticar exercícios físicos, se hidratar, dormir bem e ter uma alimentação equilibrada, rica de frutas, vegetais e cereais, ajuda a fortalecer o corpo e dar o “combustível” que ele precisa para se manter saudável. 

Estamos entendidos, meninos? Seja em novembro ou em qualquer outra época do ano, cuidar de você precisa ser uma prioridade.  

Compartilhe esse conteúdo com os homens que fazem parte do seu dia a dia e ajude o Novembro Azul a ter ainda mais força.  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp