quais são os tipos de carreira

Quais são os tipos de carreira e o perfil para cada um

Uma das etapas mais importantes para quem está chegando no mercado de trabalho é criar objetivos para traçar a tão esperada carreira.  

Seja qual for a área de atuação, quando o assunto é carreira todos querem saber o segredo do sucesso.  

A verdade é que não existe um só jeito de fazer uma carreira acontecer, então vem entender tudo sobre os tipos de carreira e descobrir qual é a melhor opção para você.  

O que é carreira? 

Ao pé da letra, significa caminho. No mundo corporativo, carreira é aquela jornada que traçamos ao longo da vida profissional, para atingir um objetivo, propósito, sonho.

Quando pensamos em carreira, podemos visualizar algumas opções: empreendedora, especialista, acadêmica, de gestão… Todas, geralmente, linear. 

Acontece que o mundo está mudando, os profissionais chegam ao mercado com novas mentalidades e a carreira linear está sendo substituída por carreiras X, Y e W. 

Saber disso é uma grande vantagem para as empresas, afinal aumenta as possibilidades de cargos e formatos de times, tornando o mercado mais moderno, flexível, ágil e saudável para os profissionais. 

É importante ressaltar que não existe certo e errado quando o assunto é a sua carreira. O que existe é o seu objetivo profissional e pessoal, suas características e a forma que prefere trabalhar.  

Carreira Linear 

É aquela carreira padrão: a pessoa conclui uma formação, segue na mesma área dentro de uma organização, sobe de cargo gradativamente, passa a ser especialista e se torna um nome reconhecido naquilo que faz.  

A carreira linear ainda é a opção de boa parte das pessoas. 

Carreira Y  

Apesar de começar linear, a grande diferença da carreira Y é que, em determinado momento da carreira, a pessoa possa optar por um caminho de especialista ou de liderança.  

As características mais comuns dos profissionais que se desenvolvem em uma carreira Y é a prontidão para novos desafios e habilidade em gestão, projetos e resolução de problemas.  

Carreira W 

Diferente da Y, em uma carreira W não existe o começo linear. Aqui, o profissional migra de cargos técnicos ou de liderança constantemente. Em um momento pode ser líder de um projeto, em outro a ponta operacional. 

Essa dinâmica é ideal para profissionais versáteis, que querem entender afundo de cada solução que participa e não abrem mão de colocar a “mão na massa”.  

Além disso, pode contribuir muito com a empresa para uma visão mais ampla dos negócios.  

Carreira X  

Agora, esqueça tudo que você entende sobre carreira e vamos a um formato totalmente disruptivo: essa carreira é guiada por um propósito e não por uma atividade específica.  

Por exemplo, uma pessoa formada em contabilidade, não necessariamente precisa atuar com o lado financeiro dos projetos. Ela fará o que for preciso para atingir determinado objetivo. 

Por isso, nesse formato de carreira se encaixam os profissionais determinados, que aprendem rápido, flexíveis e criativos. Além de, claro, muito focados e conscientes do propósito que escolherem.  

5 dicas para escolher o melhor plano de carreira! 

  1. Invista em autoconhecimento 
  1. Defina objetivos profissionais 
  1. Desenvolva suas principais aptidões 
  1. Experimente diferentes possibilidades 
  1. Crie um plano de ação 

Depois de tudo isso só… Comece.

Se precisa de um espaço flexível que te dê a autonomia necessária para se desenvolver na sua carreira, o B.Club Coworking oferece o espaço corporativo ideal. 

Estrutura, networking e um mundo de possibilidades para você e o seu futuro! Clique aqui para ver mais. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp