como fazer networking

Por que networking é importante para sua carreira

Networking é uma estratégia. Por mais que fazer contatos, criar uma rede de amizades e apoios profissionais, pareça algo natural durante a sua carreira, pensar o networking vai além de jogar conversa fora.  

É por meio da sua presença e disponibilidade, seja nas redes sociais, eventos, conferências, cafés e jantares, que você se torna uma referência na sua área de atuação, para cada vez mais pessoas.  

Sabe aquele primeiro nome que vem na mente quando alguém diz “preciso de uma solução para este fim”? Pois é, o networking garante que esse nome seja o seu.  

Como fazer um bom networking? 

Não se engane, networking não é jogar conversa fora. Uma rede de contatos grande e diversa pode ser uma boa ideia no começo da carreira, mas é importante ter em mente objetivos claros e se preparar para essas situações.  

Construir um networking sólido, que funcione, é um exercício diário de se posicionar para o mercado, seja através de conteúdos publicados nas redes sociais, comentários e perguntas durante palestras, saber pedir e oferecer ajuda e muito mais. 

Veja algumas ideias:  

#1 Esteja onde estão suas áreas de interesse 

Para começar a construir sua rede de contatos, tenha em mente seus principais objetivos profissionais. Os cargos que almeja nos próximos anos, os assuntos com os quais busca experiência, as empresas que gostaria de trabalhar ou firmar parcerias… Uma vez que isso estiver definido, basta uma pesquisa rápida no LinkedIn para encontrar eventos, pessoas e organizações que podem te ajudar a chegar lá.  

#2 Identifique interesses mútuos 

Assim como você, outros profissionais também vão buscar algo que acrescente e os aproxime de seus respectivos interesses. Ou seja, se atualize sobre os assuntos do mercado e mostre que pode contribuir de alguma forma com essas pessoas também. Networking é uma troca e quanto mais produtiva ela for, mais fortes e duradouras são as relações. 

#3 Mantenha contato  

Procurar pessoas só nos momentos que você precisa, pode resultar em relações frágeis que vão se distanciando com o tempo. Para manter sua rede de contatos fortalecida, se aproxime das pessoas de verdade, compartilhe sobre sua vida, convide para um café despretensioso vez ou outra, se disponha para ajudar, parabenize pelas conquistas. É importante ser você e se aproximar daquelas pessoas com quem realmente possui afinidades.  

Como fazer networking no ambiente de coworking? 

Os escritórios compartilhados são ótimas oportunidades para fazer networking no dia a dia.

Você pode aproveitar a hora do cafezinho para puxar assunto sobre as últimas notícias do mercado, o horário de almoço para jogar um vídeo game com o colega da estação do lado e desabafar sobre dificuldades do trabalho, ou jogar uma sinuca no fim do expediente com a equipe de uma possível empresa parceira, para fomentar ideias de novos projetos. 

Aproveite os ambientes do B.Club para observar o mercado e deixar o nome da sua marca ou o seu nome como profissional, na ponta da língua de todos ao seu redor.  

Gostou da ideia? Comece agora! Compartilhe esse conteúdo com sua rede de contatos e comece a se posicionar sobre o assunto.  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp