5 curiosidades sobre o dia do trabalhador

5 curiosidades sobre o Dia do Trabalho que você precisa saber

Domingo foi Dia do Trabalho e nada melhor pra homenagear os trabalhadores do que um domingão de descanso, sem trabalho.  

Tudo bem que se o feriado caísse em uma segunda-feira, seria o presente de milhões, mas vamos abraçar o discurso que amamos o nosso trabalho e seguir o baile. (risos). 

Para não deixar a data passar batido, preparamos 5 curiosidades sobre o Dia do Trabalho que você precisa saber sobre esse dia comemorado no mundo todo! 

#1 Como surgiu o Dia do Trabalho 

A origem do Dia do Trabalho aconteceu nos Estados Unidos. Em 1 de maio de 1886, operários em Chicago mobilizaram uma greve geral e foram para as ruas reivindicar melhores condições de trabalho.  

Na época, as principais pautas do grupo era a redução da jornada de trabalho, de 13 horas para 8, melhores salários e o direito a descanso e férias.  

As manifestações, que se estenderam para outras cidades, geraram comoção internacional por terem sofrido forte repressão policial e terem culminado no óbito de muitas pessoas.  

#2 Chamava Dia do Trabalhador 

No Brasil, o primeiro de maio passou a ser o Dia do Trabalhador segundo os próprios trabalhadores, que passaram a organizar protestos e manifestações na data.  

No Rio de Janeiro e São Paulo, também aconteceram greves gerais importantes reivindicando melhores condições de trabalho.  

Apesar dessa movimentação ter acontecido no país desde o fim do século XIX, só em 1924 a data foi reconhecida pelo então presidente, Arthur Bernardes, e declarada como feriado. 

#3 Por que virou festa no Brasil 

Apesar de ter começado como uma data de manifestação dos trabalhadores, no Governo Vargas a data foi transformada no dia de comunicar as ações do governo para a valorização do trabalho, tanto que passou a ser o “Dia do Trabalho”.  

Em 1º de maio de 1940 o Governo Vargas institui o salário mínimo, no mesmo dia em 1941 foi fundada a Justiça do Trabalho e, em 1943, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).  

Com essas e outras, Vargas transformou um dia de protestos em um dia de comemorações da classe trabalhadora.  

#4 Não é comemorado no mesmo dia em todos os países 

O Dia do Trabalho é reconhecido em 157 países, mas nem todos celebram a data no dia primeiro de maio. 

Nos Estados Unidos, a data é sempre a primeira segunda-feira de setembro e marca uma série de festas e atrações no país. 

No Japão, o Dia de Ação de Graças ao Trabalhador, é celebrado em 23 de novembro.  

Na Austrália, o dia é sempre a primeira ou segunda-feira de março, em algumas regiões, ou na primeira segunda-feira de outubro. Isso também muda no Canadá e na Nova Zelândia.  

#5 Homenagem aos trabalhadores no Vaticano

No Vaticano é celebrada uma missa, todo 1º de maio, em homenagem aos trabalhadores, mas por lá a data se chama Dia de São José Operário. Nos textos, o Papa levanta pautas como a exploração do trabalho, a dignidade, o direito a um trabalho e outras tão importantes quanto. 

Esse ano, o discurso no Vaticano prestou homenagem especialmente aos Jornalistas, trazendo dados sobre a classe desses profissionais, que vem sofrendo com violência e desinformação.  


Muito curioso como o mundo se mobiliza para homenagear os trabalhadores nesse dia! Você sabia dessas curiosidades? 

O empoderamento dos trabalhadores aconteceu em momentos de salto no desenvolvimento industrial e até hoje exigem melhorias e condições que acompanhem as mudanças no mundo.  

Que a gente possa continuar proporcionando um ambiente saudável de trabalho e o desenvolvimento de tantas pessoas por aqui, no B.Club. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp