Você já ouviu falar da sigla que está mudando a relação das empresas com o mundo?
O assunto não é novo, mas a relevância do ESG só aumenta junto com o valor das marcas que decidem adotar esse programa.
Aqui, vamos te mostrar a fundo o que é cada letra do ESG e porque acionistas, investidores, clientes e colaboradores estão mais interessados em organizações que se preocupam com esse tema.
O que significa a sigla:
E, de Enviromental, S, de social, e G, de Governance. Em português, a sigla ESG corresponde a boas práticas ambientais, sociais e de governança. Ao adotar esse programa, a empresa assume uma posição de responsabilidade em relação a esses temas.
Mas não é só falar não, viu!
Quando o ESG é implementado em uma empresa, é preciso que haja propostas, um comitê dedicado a essas ações, critérios, métricas, práticas e ferramentas, que comprovem cada movimento.
Alguns exemplos de práticas sustentáveis (letra E)
- Economia de recursos naturais
- Utilização de energia limpa
- Separação correta de lixo
- Compensação da emissão de carbono
- Reflorestamento em áreas preservadas
- Redução do consumo
Alguns exemplos de práticas sociais (letra S)
- Processos seletivos direcionados em combate à desigualdade
- Equiparação de salários
- Incentivo a saúde e esporte
- Linguagem inclusiva
- Palestras e materiais de conscientização
- Desenvolvimento de carreiras com foco na diversidade
Alguns exemplos de práticas de governança (G)
- Comitê anticorrupção
- Transparência de dados
- Canais de denúncia
- Acordos e negociações limitados a empresas comprovadamente éticas
- Código de Conduta
- Regularização diante das leis
Por que é uma tendência?
As novas gerações estão mais engajadas com a construção de um futuro melhor e isso envolve o ciclo do mercado, oferta e procura.
Seja o público interno, ou externo, as pessoas estão cada vez mais interessadas em soluções que compactuam com seus valores éticos e morais.
Os investidores e acionistas já sabem dessa tendência comportamental e passaram a apostar tempo e dinheiro nas marcas que assumem esse compromisso.
Inclusive, o ESG é um passo importante para unir a empresa a um movimento global, o Pacto Global da ONU, um grande passo para a valorização do negócio.
O que é o Pacto Global da ONU?
O Pacto Global é a maior iniciativa corporativa do planeta e envolve mais de 16 mil empresas de 161 países diferentes, dispostas a enfrentar os principais desafios do mundo.
Para isso, por meio do pacto, suas estratégias e operações são alinhadas aos 10 princípios universais de Direitos Humanos, Direitos Trabalhistas, Sustentabilidade e Anticorrupção, da Organização das Nações Unidas.
Como forma de acompanhar e fazer a manutenção desse acordo, cada empresa participante deve assumir alguns dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da organização.
A BeFly, marca do ecossistema do qual o B.Club faz parte, assinou o Pacto no dia 17 de setembro de 2022 e com isso as 30 soluções envolvidas no grupo passam a serem responsáveis por ações de neutralização de carbono, empoderamento feminino e saúde mental.
Conheça o BeESG, programa de ESG da BeFly, e veja o que já estamos fazendo!