Outubro Rosa

A importância da campanha de Outubro Rosa nas empresas 

Chegou o mês de outubro e as campanhas para falar sobre a prevenção do câncer de mamas estão a todo vapor. 

Iniciativas públicas, privadas, pessoas e comunidades se vestem da cor rosa para falar desse tema tão importante. 

E sua empresa? Se preparou para esse movimento internacional pela saúde da mulher?  

Pode parecer que vestir camisa cor de rosa e enviar cartilhas de conscientização não faz tanta diferença, mas é só entender o Outubro Rosa um pouquinho mais a fundo para ver que essa é uma forma de salvar vidas.   

Entenda porque é importante falar de prevenção do câncer de mama na sua organização e outras maneiras de contribuir.  

O câncer da mama no Brasil 

O câncer de mama é o tipo da doença que mais atinge mulheres no mundo todo. Só no Brasil, todo ano surgem 66,280 mil casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença também ocupa a primeira posição de mortalidade por câncer no país. 

É por isso que abordar esse assunto é tão importante! O incentivo ao exame preventivo pode impactar diretamente esses números, afinal, quando o câncer é descoberto na fase inicial,  a chance de cura é de 95%. 

Mas só criar mensagens e falar do assunto é o suficiente? Veja alguns exemplos de ações que com certeza vão contribuir com a luta contra o câncer de mama.  

3 exemplos de ações para contribuir com a luta contra o câncer de mama na sua empresa: 

Facilitar e incentivar a prevenção 

De tempo em tempos, pode existir um dia livre para fazer exames, ou até o acesso gratuito por meio de planos de saúde mais completo, a esse e outros exames relacionados a saúde da mulher. 

Cuidados com a saúde  

Incentivo a prática de exercícios, alimentação saudável, fácil acesso a espaço de saúde, descompressão, terapia… Existem muitas formas de auxiliar na prevenção do câncer e muitas outras doenças, só ajudando na criação de hábitos mais saudáveis. 

Apoio ao tratamento 

Em casos da doença no time, é importante garantir um combate eficiente, tratamento seguro e também a garantia de um emprego estável, que dá suporte nos momentos mais complicados. No enfretamento de uma doença como o câncer, é importante que outras áreas da vida estejam seguras e estáveis.  

Agora atenção, se você é mulher, a seguir está tudo que você precisa saber para se prevenir: 

  • Toque, apalpe e observe suas mamas todos os dias para conseguir perceber quando algo estiver diferente (cores, saída de líquidos, nódulos, inclusive no pescoço e axilas). 80% dos casos são descobertos assim. 
  • Faça a mamografia de rastreamento a cada dois anos, principalmente se tiver entre 50 e 69 anos. Vale lembrar que é possível fazer o exame com qualquer idade, se tiver indicação médica. 
  • Faça o exame clínico todo ano, junto a um(a) profissional ginecologista 
  • Investigue imediatamente caso tenha qualquer suspeita, não deixe para depois. 
  • Cuide da sua saúde, se alimente bem, adote a prática de exercícios físicos e fique atenta. 

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, nas mamas, pescoço e axilas; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.


 

Compartilhe essas informações com outras mulheres e vamos juntos e juntas preservar a saúde da mulher no Brasil. O ambiente de trabalho é onde passamos a maior parte do nosso dia e é nele que a conscientização tem ainda mais efeito.  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp