O que é Co-Branding?

Aquela ideia de que outras empresas não devem saber nada sobre a sua marca está, aos poucos, indo por água abaixo. Cada vez mais iniciativas que inspiram transparência e parceria entre negócios estão conquistando a atenção do público, afinal, unir forças agrega valor ao produto e melhora a experiência dos clientes.  

Apesar de estar em pauta agora, o co-branding existe há alguns anos e se trata basicamente de: duas marcas se juntando para o lançamento de algum produto. Por meio dessa estratégia, as organizações podem alcançar novos públicos, obter conhecimento, ampliar opções de produtos e tudo por um custo baixo, quando comparado ao que levaria para fazer toda essa movimentação de lançamento sozinha. 

Só que para fazer isso, algumas diretrizes precisam estar muito bem claras, se não, pode ser um tiro no pé. Por exemplo: se a sua marca se diz a favor da diversidade, mas fecha uma parceria com outra organização conservadora, certamente seus clientes não vão gostar e, no pior das hipóteses podem deixar de acreditar no seu discurso. 

Veja como pensar uma estratégia de co-branding da melhor maneira para os negócios! 

Guia para o Co-Branding de sucesso!

1# Encontre um Público Alvo 

Assim como no lançamento de qualquer produto, antes de dar o primeiro passo, o melhor caminho é avaliar o público em potencial. O co-branding também acaba em um lançamento, então, faça um estudo do público que pretende atingir com a nova ideia e entenda o que estão esperando de um produto como o seu, como esse produto vai melhorar a vida dessas pessoas. Público definido? Próximo passo. 

2# Defina Valores 

Se a sua marca ainda não tem valores definidos, faça isso antes de buscar uma parceria. Você precisa entender quais são os seus diferenciais e no que a empresa defende. Quando fazemos um discurso, mesmo sem querer, estamos dizendo sobre algo. É muito melhor fazer isso de forma consciênte, do que deixar ao acaso, certo? Então tenha claro a mensagem que a sua marca passa. 

3# Busque Parceiros 

Essa última etapa fica muito mais fácil se você já tem o público e a mensagem bem definida. É só buscar empresas que correspondem a esses indicadores. Pesquise os perfis, sites, faça uma visita e converse com várias opções diferentes para conhecer afundo e discutir a ideia, mas escolha a marca com a qual o seu público atual e o público almejado mais se identificam. 

Só depois disso tudo é possível começar a discutir um produto! Mas nós garantimos que uma solução pensada em conjunto, com contribuição de histórias diferentes e outras visões de negócio, terão muito a agregar e vão arrasar nas vendas.  

Em um espaço pra coworking, o co-branding é quase natural. Afinal, nosso espaço contribui para a interação entre as pessoas e, modéstia à parte, no B.Club temos empresas incríveis, dos mais diversos segmentos de mercado.  

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