7 melhores ferramentas para gestão de tarefas, equipes e projetos

Esse ano vai: as 6 melhores ferramentas para gestão de tarefas, equipes e projetos

Em 2024 vai ser diferente! Muita gente falou isso nos últimos dias de 2023. Principalmente quem não conseguiu organizar as demandas e colocou o pé no Ano Novo, sem saber por onde começar.  

No entanto, esse problema acaba agora e a típica frase de virada de ano, dessa vez, vai se tornar realidade. A gestão das suas tarefas, equipes e projetos, a partir de agora, tem o apoio que precisa para agregar organização e produtividade no seu dia a dia de trabalho. 

Vamos lá? Confira a seguir as 6 melhores ferramentas para gestão de tarefas, equipes e projetos.  

 

Trello 

 

Uma das mais famosas entre autônomos, equipes e até para gestão de tarefas do dia a dia, é essa ferramenta simples, gratuita e intuitiva. 

A Trello funciona para proporcionar uma visualização clara do fluxo de trabalho, através de quadros, com listas de cartões. 

Dentro de cada cartão, é possível inserir uma tarefa, a equipe responsável, datas de entrega, comentários, arquivos, check lists… Assim, o cartão pode ser transferido de uma lista para outra, facilmente, sinalizando o status de cada tarefa.  

O que importa é encontrar a lógica do seu fluxo de trabalho e personalizar esses quadros de forma que facilite sua vida. A Trello é gratuita e possui opção premium, com mais recursos. 

 

Pipefy 

 

Com design quase similar a anterior, essa opção também contribui com a visualização do fluxo de trabalho.  

Alguns diferenciais da Pipefy é a possibilidade de criar formulários rápidos, conectar a plataforma com fluxo de e-mails, integrar a plataformas de RH e gerenciamento pessoal, ou até exportar dados que te ajudem a colher feedbacks de como tem sido o comportamento das suas demandas. 

Disso, podem sair insights incríveis que vão te ajudar a lidar melhor com sua equipe ou seus clientes.  

Porém, como nem tudo são flores, para ter todos os benefícios é preciso pagar uma mensalidade. No entanto, você pode fazer um teste gratuito antes de tomar a decisão. 

 

ClickUp 

 

Considerada uma das melhores opções para grandes organizações, devido a quantidade de recursos que a plataforma possui, na ClickUp, além do fluxo de trabalho, também é possível estabelecer metas, visualizar um calendário completo e acompanhar os insights de produtividade em tempo real, seja da equipe ou de um colaborador. 

A opção gratuita da plataforma, conta com muitas opções! Mais do que o suficiente para fazer uma boa gestão de demandas e obter dados sobre elas.  

Ainda assim, também existe na versão premium, para equipes maiores e projetos que exigem ainda mais recursos. 

 

 

Slack 

 

Diferente das anteriores, a Slack funciona mais como um canal de comunicação do que uma forma de visualizar as tarefas. Acontece que, quando o assunto é gestão de equipe, a comunicação talvez seja a peça mais importante! 

Na ferramenta, as equipes de trabalho, sejam grandes ou pequenas, podem se comunicar em tempo real, como em um app de mensagens.  

Dentro dessas conversas, é possível criar fluxos de trabalho personalizáveis, enviar arquivos, compartilhar reações… Tudo isso é facilmente encontrado a qualquer momento, através do recurso de pesquisa. 

Um grande diferencial é que na Slack, uma equipe pode colaborar com outra, caso surja um projeto novo que as conecte. Também, o sistema poder ser integrado com outros aplicativos, como de agenda, reuniões, documentos, planilhas ou até algumas das que citamos lá em cima. 

Essa é uma opção gratuita com versão premium, para equipes maiores que demandam recursos mais complexos. 

 

 

Todoist 

 

Agora, ficou um pouco mais pessoal. A Todoist é a ferramenta para listas de tarefas mais famosa do mundo, focada em aumentar a produtividade individual. 

Essas listas podem ser compartilhadas com equipes e possuem vários recursos, como lembretes, filtros, prazos e a flexibilidade para personalizar do jeito que funciona melhor para cada pessoa. 

Também, existe em versão gratuita e paga. A melhor escolha depende da necessidade de quem usa.  

 

Asana 

 

Essa é outra opção mais que completa para gestão de tarefas de grandes ou pequenos times. Na ferramenta, o fluxo de trabalho também pode ser organizado da forma que melhor se adapta à dinâmica da equipe, é possível estabelecer prazos, inserir documentos e automatizar processos que se repetem. 

A grande vantagem da Asana é a capacidade de trabalhar, em um mesmo lugar, com a gestão individual de tarefas, a gestão das equipes e gestão de grandes metas e objetivos. 

Essa ferramenta de gestão, assim como a maior parte dessa lista, é viva e cresce conforme sua necessidade.  

 

O fato é que, seja qual for sua escolha, ter o apoio de uma ferramenta para organizar demandas, equipes e projetos, sempre é uma ideia melhor do que trabalhar com cadernos ou com a memória. 

Uma vez que tiver alguma dessas opções em mãos, não importa se seu time trabalha em um escritório, coworking ou faz home-office, ele sempre vai estar alinhado e saudável.  Seu fluxo de trabalho, assim, fica muito mais produtivo. 

 

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