Arquitetura

Relatos de uma BCluber: Sarita Soares arquiteta

Voltamos com mais uma história de empreendedorismo que chegou até o nosso espaço para crescer, trocar e compartilhar o dia a dia com a gente.   

Dessa vez, conversamos com a Sarita Soares, arquiteta há mais de 10 anos que agora segue o sonho de ter seu próprio escritório e atender o nicho que mais ama: projetar casas, para ela, é realizar sonhos.  

Sarita chegou até o BClub há 3 meses, depois de anos trabalhando em home office e em escritórios particulares.  

Veja o que ela nos contou dessa jornada e como nosso coworking contribui para sua trajetória! 

 

Redação: O que te inspirou a ser arquiteta? 

Sarita Soares: Na minha infância e adolescência, eu adorava pintar ou inventar algumas coisas para enfeitar os vasos de planta, móveis velhos… Acho que sempre existiu isso em mim. Também aconteceu um episódio, em uma viagem que eu fiz para Fortaleza quando tinha mais ou menos 14 anos, em que eu vi um prédio residencial em formato de barco. Aquilo me intrigou e marcou muito. A partir daí comecei a reparar a orla, as construções e pensei na arquitetura como uma opção. Na verdade, nunca me passou pela cabeça outra profissão e assim foi. Quando eu estava prestes a me formar, no terceiro ano, comecei a pensar em alguma profissão, fazer testes vocacionais, essas coisas que são comuns nessa fase, e meus resultados também foram em direção a algo mais artístico e exatas, então segui na arquitetura. 

 

Redação: Como foi sua trajetória até o empreendedorismo? 

Sarita Soares: Na faculdade, meu último estágio foi em uma construtora de prédios de alto padrão, bastante renomada em Belo Horizonte, mas era muito mais voltado para a arquitetura comercial mesmo. Então, quando eu formei eu fui contratada, mas fiquei só um tempo e fui para o escritório que eu trabalho até hoje, que também é um escritório muito reconhecido, inclusive pioneiro na arquitetura residencial aqui na cidade. Nesse trabalho eu ganhei muita experiência, desde a concepção até a área de projetos técnicos da arquitetura de casas de alto padrão. Só que ao mesmo tempo, eu também comecei como autônoma cerca de dois anos depois que eu formei. O primeiro projeto que eu fiz sozinha foi a reforma do meu apartamento. Então eu sempre tive meus clientes, além de trabalhar fora. E foi bom, são experiências que me ajudaram muito a evoluir enquanto profissional, mas meu plano agora é estar 100% independente. 

 

Redação: Nesse contexto, o que te fez procurar por um coworking?  

Sarita Soares: Então, eu não tenho funcionários, faço tudo sozinha. Eu faço a concepção do projeto, os projetos técnicos, marketing, financeiro, tudo… Ou seja, montar um escritório, um ponto comercial, só para mim, não faz sentido. Além do custo, eu acho que enriquece o meu trabalho, o meu dia a dia, estar em um ambiente com mais pessoas. Até então, eu fazia home office, mas já não estava funcionando mais, o foco é diferente quando você está em casa. Fora que, quando você fala que você tem um espaço, o seu trabalho é muito mais valorizado.  

 

Redação: E por que você escolheu o BClub? 

Sarita Soares: Primeiro, localização. Fica a três quarteirões da minha casa (risos). A flexibilidade de poder trabalhar a qualquer hora do dia, finais de semana, também me ajuda muito a me organizar. O custo-benefício, com certeza, é um ponto importante e além de tudo aqui é aconchegante, eu não queria um escritório seco, extremamente comercial.  

 

Redação: Como essa mudança influenciou o seu trabalho? 

Sarita Soares: Acho que principalmente o foco. Sair de casa me ajudou muito a me concentrar. Outra coisa que para mim é muito importante é a valorização. Quando eu divulguei que estava em um novo espaço, um escritório, com salas de reuniões, com toda estrutura, isso trouxe muito mais credibilidade para o meu trabalho. Infelizmente, enquanto você está em home office, até seus amigos e familiares enxergam o seu trabalho independente como um bico, um freela e no meu caso, não é essa a situação. Eu tenho 13 anos de experiência e é importante pra mim que as pessoas comecem a entender isso. Então essa mudança significou muito para mim. 

 

Redação: Qual está sendo o seu maior desafio como uma empreendedora? 

Sarita Soares: Para mim, o maior desafio é a organização financeira. Porque quando você é autônoma, uma hora você tem dinheiro, em outra não. Isso exige muita organização. Além disso é o meu nome, a responsabilidade é maior. Em arquitetura você é responsável até pelo dinheiro das pessoas, o sonho das pessoas, envolve o trabalho de muita gente, sim, mas a responsabilidade recai muito sobre o arquiteto e estando sozinha, eu preciso lidar com essa pressão. Além de que eu sou o marketing, eu sou o atendimento, a arquiteta, enfim, isso também é bastante desafiador.  

 

Redação: E qual foi a sua maior realização? 

Sarita Soares: Com certeza, foi quando eu entreguei a primeira casa. Eu tenho um amor muito grande pela arquitetura, principalmente de residências. Eu me sinto mais completa como arquiteta quando eu projeto um lugar que alguém vai morar, construir uma vida, você fica mais ligada ainda a história daquela pessoa nesses projetos. Então eu realmente sinto que estou projetando sonhos. Me enche de orgulho.  

 

Redação: Qual conselho você deixaria para alguma pessoa que se formou arquiteta e quer empreender? 

Sarita Soares: Eu diria para que essa pessoa adquira experiência primeiro, em outros lugares, lugares conceituados, para, inclusive, descobrir qual ramo deseja seguir. Além de que ter experiência é essencial. Além disso, é muito importante ter um plano financeiro para quando não tiver novos projetos. É isso.  

 

E aí, gostou dessa história? O espaço para coworking é liberdade, bem-estar e conexão, no ambiente de trabalho. Se você também busca uma saída para o seu negócio e quer se tornar um BCluber, agende uma visita pelo site e venha crescer com a gente!  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp