Como perder o medo de falar em público e se destacar no mercado de trabalho

Você já parou para pensar que em nenhum momento da nossa formação, seja ela profissional ou acadêmica, somos apresentados(as) a uma disciplina essencial, capaz de fazer toda a diferença em nossa vida profissional? Precisamos falar de oratória! 

Seja para defender um projeto ou dar feedback para seu time, falar bem é um diferencial que surte efeitos instantâneos na comunicação interpessoal e profissional.  

 

Mas o que é a oratória, afinal? Será mesmo algo de outro mundo assim? 

 

Pra esse papo, convidamos o professor de oratória e fonoaudiólogo, Rodrigo Moreira, fundador do Instituto Brasileiro de Oratória Rodrigo Moreira e responsável pela evolução da fala de mais de 15 mil alunos no Brasil, nos últimos 21 anos.  

Vem com a gente entender melhor sobre o assunto! 

 

Redação B.Club: O que é a oratória, seus princípios e objetivos? 

Rodrigo Moreira: A oratória nada mais é que a arte de falar bem. Acredito que essa é uma habilidade que deve ser desenvolvida o quanto antes na educação brasileira, afinal, a fala é um instrumento de trabalho para muitas pessoas. No método que eu criei, subdivido a oratória em três blocos de conhecimento, que são: expressão corporal, inteligência emocional e desenvolvimento do raciocínio, dessa capacidade de contar histórias com início, meio e fim. Com esses conhecimentos em mãos e com a habilidade que o treinamento é capaz de desenvolver, qualquer pessoa é capaz de falar bem em público. 

 

Redação B.Club: Como essa técnica pode ajudar na carreira e vida profissional das pessoas? 

Rodrigo Moreira: A oratória, como eu disse, é um instrumento de trabalho. Seja em uma entrevista de emprego, em uma apresentação de um projeto, etc. No caso de pessoas em altas posições, ou em cargos de liderança, é muito importante ter uma oratória satisfatória, conseguir falar com seu próprio time de forma que todos ali entendam, se posicionar para o mercado com segurança. Tudo isso faz muita diferença. 

 

Redação B.Club: É possível contornar transtornos como a timidez ou a ansiedade na hora de falar, com esse treinamento? 

Rodrigo Moreira: Esse, na realidade, é um dos principais objetivos do treinamento de oratória. A timidez, por exemplo, é um estado que você acaba se encontrando quando está em lugares que te intimidam, da mesma forma a ansiedade, que é a preocupação com o futuro… Tudo isso gira em torno de estratégia e segurança. Quando você tem o conhecimento, o treinamento, você tem essa segurança e sabe o que fazer. Mesmo assim, o nervosismo antes de falar em público é normal, como em qualquer outro esporte. A oratória é um esporte. 

 

Redação B.Club: Quais dicas você pode dar pra quem busca treinar e desenvolver mais a oratória? 

Rodrigo Moreira: Antes de tudo, eu diria para buscar o conhecimento. Não tem mágica, dom, milagre, é conhecimento e treinamento. Depois, aproveite as oportunidades de se comunicar, pratique. Algo que gosto de sugerir também é que as pessoas peçam um amigo, ou qualquer outra pessoa, para gravar suas apresentações, seus momentos de oratória, porque assim é possível fazer uma autoavaliação do que pode melhorar. Por fim, algo legal é treinar na frente do espelho, falar para objetos, para salas vazias… É possível treianar falar em público até quando não existe público.  

 

 

Agora que você já sabe um caminho para chegar mais rápido ao sucesso, bora voar! O professor Rodrigo Moreira, oferece aulas em grupo ou individuais. Para entrar em contato com ele, acesse as páginas do Falar Melhor no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn, ou mande mensagem para (31) 99956-1937. Mais informações no site. 

 

Continue acompanhando nosso blog para ver mais conteúdos como esse! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp