Como o ambiente influencia a produtividade?

Você sabia que a sua produtividade muda de acordo com o ambiente que você trabalha? Muitos fatores podem influenciar a sua concentração, inspiração e vontade de trabalhar, o que transforma completamente os seus resultados.  

Nesse artigo você vai entender cada tipo de influência que um ambiente pode ter no seu trabalho, considerando fatores físicos, mentais e culturais. Acompanhe! 

IMPACTOS FISIOLÓGICOS 

O corpo humano é perfeito e capaz de se adaptar em diferentes lugares para um objetivo. Acontece que no trabalho, esses esforços físicos, quando precisam ser muitos, acabam gastando a sua energia e tirando a concentração nas tarefas. 

Por isso que algumas pessoas não conseguiram se adaptar ao home office, por exemplo. As casas costumam ser ambientes criados para o relaxamento e funcionalidades da vida privada e isso pode confundir o corpo. 

O que são esses fatores fisiológicos, então? Iluminação, ventilação, assento, temperatura, ruídos, enfim, tudo que pode ser percebido por algum dos 5 sentidos: olfato, paladar, audição, visão e tato.  

Se você trabalha no computador ou com papéis, a baixa iluminação influencia o quanto você força a sua visão, o que gera cansaço, dor de cabeça, dificuldade de concentração e estresse. 

Se não estiver em um lugar confortável, as dores podem se estender a outras partes do corpo e prejudicar, inclusive, a sua saúde. 

Quando sentir frio, ou calor demais, vai ter uma dificuldade grande em prestar atenção nas suas demandas até que dê um jeito de ficar confortável. O mesmo vale para ruídos. Muito barulho gera estresse e transforma o que você faria em 1 hora em uma demanda de um dia.  

Por isso tudo que é importante se conhecer e saber identificar o que está prejudicando o seu trabalho. Só assim podemos partir para o plano do planejamento e pôr fim a essas dificuldades! 

IMPACTOS PSICOLÓGICOS 

Você já parou para pensar em como os ambientes influenciam os seus sentimentos? Diversos estudos apontam que uma pessoa que se sente feliz no ambiente de trabalho, tem melhores resultados quando comparados aquela que se sente desmotivada. 

Apesar das relações humanas serem extremamente importante nesse caso, características como cores, disposição dos móveis e até quantidade de portas e parede, podem colaborar para a motivação ou desmotivação de uma pessoa. 

Por exemplo, cores frias e escuras podem gerar uma sensação de tristeza, enquanto cores como amarelo inspiram felicidade. Verde e azul claro são as cores do relaxamento e tranquilidade. Percebe como uma parede pode fazer a diferença? 

Outro ponto importante é a disposição dos postos de trabalho e dos móveis. Nos formatos antigos e tradicionais, as pessoas trabalhavam em cubículos ou salas fechadas, que dão a sensação de isolamento. Portas transparentes e ambientes abertos são tendências para inspirar a coletividade e o sentindo de “parte de um todo”. 

As mesas compartilhadas, espaços de lazer dentro da empresa, salas de reuniões interativas, são algumas novidades que serão cada vez mais implementadas porque funcionam e tornam o ambiente de trabalho muito mais inspirador e feliz! 

IMPACTOS CULTURAIS 

Imagine o seguinte: a sua empresa inicia um novo programa de endomarketing que aponta para uma transformação digital, porém ainda utiliza o ponto por assinatura. Percebe a incoerência? O ambiente diz como as pessoas devem agir e, nesse sentido, influencia diretamente a cultura de uma empresa. 

Se em determinada empresa um líder fica em uma sala de porta fechada, todos possuem receio de comunicar algum problema ou sugerir alguma ideia. Afinal, a porta fechada representa um nítido “não perturbe”. 

O mesmo vale para um ambiente que não possui nenhum espaço de convivência, logo fica subentendido que não deve ter troca de ideias, nem amizade, enquanto estiver no trabalho. Tudo isso é desmotivante e cria uma cultura empresarial nada agradável. 

Como o ambiente do B.Club foi pensado para a produtividade? 

O B.Club segue uma tendência de espaços compartilhados e flexíveis, disponível 24 horas para empresas, autônomos, freelancers, que queiram organizar sua rotina de trabalho em um ambiente moderno.  

Dessa forma, fica a critério de cada um os horários de trabalho e ainda há espaço de descompressão e área de convivência com jogos, eletrônicos e cozinha, deixando tudo mais leve. 

Também acreditamos no modelo de salas de reuniões bem iluminadas e equipadas e salas privativas, para times que preferem um lugar personalizado.  

A ideia é deixar a critério de cada um a forma que mais funciona para si ou para a sua equipe na hora de trabalhar, dando todas as condições para que tenham um desempenho de sucesso! 

Quer conhecer nosso espaço? Agende uma visita pelo site. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp