Outubro foi o mês escolhido para conscientizar sobre os cuidados e prevenção do tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo, o câncer de mama.
No Brasil, são estimados mais de 73 mil casos da doença em 2023, sendo que 95% podem ter um final feliz se forem descobertos no início. Essa porcentagem cai para 50% com a demora do diagnóstico.
Por isso, a Fundação Susan G. Komen começou esse movimento, em 1990. A ideia foi facilitar o acesso aos exames de prevenção e alertar sobre a importância de descobrir o câncer o quanto antes.
Autoexame, exames de rotina, toque, mamografia… Com as informações em mãos e atitude, o câncer de mama não tem vez. Por isso, é tão importante que TODO MUNDO fale sobre isso.
Como abordar o assunto na sua empresa durante o mês, então? Descubra a seguir 10 ideias de ações para fazer na sua empresa durante o Outubro Rosa.
10 ideias de ações para a campanha de Outubro Rosa
1. Incentivos para a realização dos exames de prevenção
Um workshop ensinando como fazer o exame de toque, um dia de folga para quem agendar os exames anuais de rotina, alguma parceria com hospitais e clínicas para tornar o agendamento mais fácil e acessível… Existem várias formas de promover esse incentivo.
Vale lembrar que profissionais da saúde são as pessoas mais indicadas para verificar a presença de qualquer sinal do câncer e já vimos na introdução que o diagnóstico rápido faz toda diferença.
2. Palestras sobre o tema
Um Outubro Rosa Day com atividades e palestras sobre o tema, pode contribuir muito para a eficiência da campanha. Já que a empresa toda para e ouve, que seja um pouco, as recomendações para a prevenção do câncer. Que tal?
3. Materiais de conscientização
O básico que funciona: comunicação interna, vídeos nas redes sociais, avatares cor de rosa, panfletos e o que mais a criatividade (e o bolso) permitir. Não se esqueça de considerar os materiais sustentáveis e digitais como as melhores opções.
4. Doações e trabalhos voluntários
Muitas instituições e organizações não governamentais trabalham em apoio a pacientes em tratamento, oferecendo ajuda psicológica ou até itens de beleza, como lenços e maquiagens.
Além de aproximar as pessoas dessa realidade, como forma de conscientização, uma boa ação em grupo gera grandes impactos na vida das mulheres que enfrentam o câncer de mama. É um trabalho e tanto em equipe!
5. Brindes
Quem não analisa com calma um mimo? Seja uma blusa rosa, um broche com o laço da campanha, balões, chocolate… Qualquer brinde, acompanhado de uma boa carta informativa, vai ganhar o coração do time inteiro.
6. Roda de Conversa
Convide profissionais da área da saúde e bater um papo, sem grandes formalidades, para tirar as dúvidas e compartilhar informações sobre o câncer de mama. Prepare algumas perguntas para puxar o assunto e pronto, pode ter certeza que o resto, flui.
7. Eventos
De brunch a corrida pela saúde da mulher, uma mobilização de toda equipe, em algum espaço público, além de ajudar na campanha interna, fortalece a conscientização de toda a comunidade.
8. Dinâmicas, brincadeiras e surpresas
Muita gente aprende brincando… Então, uma ideia é preparar um cenário divertido, escolher uma dinâmica que aborde o autocuidado e pronto, a mensagem vai ser passada de um jeito leve e inesperado.
9. Histórias de vida
Se alguém, na sua equipe conhece ou já passou pelo diagnóstico e tratamento de câncer de mama, fazer o convite para que essa pessoa dê o seu relato fortalece muito a campanha. Afinal, muita gente só acredita, quando acontece com alguém próximo.
É claro que para que qualquer informação sobre a vida de alguém seja divulgada, a pessoa precisa concordar. Então, pergunte antes, com cuidado, já que o assunto muitas vezes é delicado.
10. Programa de saúde e bem-estar
A melhor forma de prevenir qualquer doença, é por meio de cuidados com a saúde todos os dias. Não só no mês de outubro. Já que o assunto é câncer de mama, uma ação importante é facilitar o acesso das mulheres a exercícios físicos e boa alimentação. Um programa de saúde e bem-estar só para elas, é um grande incentivo!
Gostou dessas dicas? Compartilhe com as equipes de RH da sua empresa e vamos contribuir com o Outubro Rosa, uma campanha que salva vidas.