Ondas de calor: saiba como driblar as altas temperatura e manter a produtividade

Ondas de calor: saiba como driblar as altas temperaturas e manter a produtividade

As temperaturas aumentaram, né? Ao acompanhar todas as mudanças climáticas no mundo, fica nítida a importância de se manter por dentro da previsão do tempo e adaptar os ambientes em que você está.  

Afinal, ondas de calor afetam (e muito) a nossa saúde, bem-estar, humor e, por que não, nosso desempenho no trabalho?  

Por isso, saiba com driblar as altas temperaturas para continuar sua rotina de forma saudável e produtiva.  

 

Como o calor afeta a produtividade no trabalho?  

 

Imagina um clima que você considera ideal, sem precisar ligar o ventilador ou se agasalhar… Isso é o que especialistas chamam de conforto térmico. É a temperatura perfeita para que cada pessoa faça suas atividades diárias sem sentir qualquer incômodo relacionado a isso.  

Acontece que as ondas de calor nos tiram completamente desse lugar de conforto térmico o que gera consequências como: 

 

  • Dores de cabeça 
  • Sonolência 
  • Cansaço 
  • Queda de pressão 
  • Sudorese 

 

Se em casa, esses sintomas já atrapalham o humor ou as atividades, imagine só quando estamos no trabalho. 

Isso acontece porque o calor aumenta o gasto de energia do corpo e gera indisposição. É natural. Para evitar, algumas dicas podem ajudar! 

 

Como driblar o calor no trabalho e manter a produtividade?   

 

1. Beba muita água! 

Hidratação é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo e evitar sintomas como dores de cabeça. Deixe a garrafinha por perto e beba água sempre que se lembrar.  

 

2. Evite roupas de tecido sintético 

Tudo bem que chinelo e camiseta, geralmente, não são opções. Na hora de se vestir, opte por tecidos leves a arejados. Os sintéticos impedem a transpiração e aumentam a sensação de calor. Uma roupa de linho, algodão ou seda, vai te deixar mais confortável. 

 

 3. Climatização 

Um ambiente arejado, com ventiladores ou ar-condicionado, muda tudo no horário comercial. Invista em um espaço onde o clima pode ser ajustado conforme a temperatura abaixa ou aumenta. Assim, durante o trabalho, você sempre vai conseguir manter o seu conforto térmico.  

 

4. Nada de sapatos apertados 

No calor, nossos pés ficam inchados, sem contar que as extremidades são as mais afetadas com as mudanças na temperatura. Então, um tênis mais largo ou uma sandália com furinhos para o pé “respirar”, ajudam consideravelmente.  

 

5. Spray de água ou outros truques 

Molhar as mãos e a nuca, lavar o rosto, deixar um spray de água por perto, pode ajudar a manter o corpo mais fresco. Sempre que sentir a indisposição do calor, se refresque! 

 

Dica extra: home office e calor não combinam!  

 

Volta ali em cima e veja os sintomas das altas temperaturas… Pois é, estar em casa nesses momentos, atrapalha ainda mais.  

Afinal, com cansaço, dor de cabeça, sonolência, etc, a chance de o desânimo bater e a vontade de tirar aquele cochilo falar mais alto, é grande.  

Em casa, a tendência é que as distrações aumentem, conforme o desconforto aumenta. Durante as ondas de calor, aposte nos coworkings bem estruturados, com ar-condicionado e espaço arejado, para manter o ritmo sem deixar a alta na temperatura te afetar.  

Você já conhece o BClub? Somos um coworking de 9 andares, com uma estrutura corporativa completa, flexível e de qualidade.  

Faça uma visita. É só agendar aqui.  

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp