Você já ouviu falar de cultura organizacional? Essas duas palavrinhas representam um conjunto de valores, normas e jeitos que caracterizam o clima de uma empresa e a forma de seus colaboradores se comportarem.
Existem várias maneiras de uma organização estabelecer esse “jeito de ser”, conforme o que desejam passar, inclusive, para os clientes.
Pode parecer subjetivo, mas a verdade é que a cultura de uma organização deve ser planejada e algumas ações simples contribuem para o fomento e fortalecimento desses comportamentos.
Veja a seguir quais são e como transformar a cultura no seu ambiente de trabalho.
O que é a cultura organizacional na prática?
É natural, principalmente em empresas que estão em crescimento, como as startups, que a cultura seja a última preocupação. Já que, no início, o foco se volta totalmente para a solução e a prospecção de possíveis investidores ou clientes.
Quando as lideranças percebem que estão ganhando por um lado, mas lidam com constantes pedidos de demissão, faltas, baixo desempenho dos funcionários, dificuldade de despertar o interesse em novos talentos… Percebem que algo está ficando para trás.
Esses são alguns sintomas de uma cultura enfraquecida. É por meio da construção de sentido, de valores e de objetivos em comum, que uma empresa se mantém sustentável como um time.
A cultura é formada por aquelas características que faz com que alguém vista a camisa, se identifique e se comporte de determinada maneira diante dos líderes, dos colegas e dos clientes.
Como estabelecer uma cultura?
Toda marca passa por aquele momento de definir missão, visão e valores. As ideias construídas ali, devem ser as guias para a construção da cultura.
Uma vez estabelecida, vale a pena investir em treinamentos, ouvir os colaboradores, e criar iniciativas que deem espaço para que essas pessoas se coloquem e se apropriem disso, como projetos comunitários, projetos de melhorias internas, projetos de inovação, etc.
Na hora de contratar, isso também deve estar presente. Por exemplo, se um dos valores é inovação, faça perguntas sobre o assunto na hora de uma entrevista de emprego ou procure perfis nas redes sociais de pessoas que falam e vivem isso.
3 ações que podem ajudar
- Comunicação interna: crie canais de comunicação com o público interno para sempre ter todos alinhados nos passos da empresa, fomentando o discurso da marca e reforçando a importância de cada ação, com foco no objetivo maior;
- Reconhecimento: valorize quando alguém do time der boas ideias ou fizer um bom trabalho, principalmente se estiverem alinhadas com a cultura organizacional;
- Confraternizações: dê espaço para comemorações de datas e eventos importantes para empresa, como, por exemplo, uma festa de aniversário!
Como foi a festa de aniversário do B.Club?
Por aqui nós valorizamos, e MUITO, a cultura organizacional. Sempre nos colocamos como um lugar disruptivo, moderno, inovador, criativo e alto astral e, para nós, depois de um ano de muito sucesso, nada fazia mais sentido que uma bela festa de aniversário.
Os resultados disso? A Community Manager, Chrys Cintra, apontou inúmeros!
A festa de aniversário do B.Club foi uma festa fantasia (quer algo mais disruptivo que isso?) e contou com mais de 100 pessoas que compraram a ideia e arrasaram nos looks.
Teve DJ, Drink Argentino, comes e bebes, passinho sincronizado e tudo que temos direito. O negócio foi tão bom, que era pra acabar às 22h, mas durou até meia noite!
“Isso traz leveza, humanização. Nós não somos um ambiente corporativo convencional, nossa vibe é essa, somos todos amigos, somos uma comunidade”, comenta Chrys.
A administradora contou que os feedbacks foram os melhores e o pessoal já está ansioso para o próximo evento interno!
Se podemos concluir algo a partir desse super aniversário, é que cultura organizacional é a vibe do lugar, e parece que por aqui estamos sincronizados na vibe certa.
Afinal, diariamente, lidamos com diferentes pessoas, de diferentes segmentos, e a maioria veste a camisa e afirma “somos os b.clubers”.