Team Building: o que é, como aplicar e 5 ideias de dinâmicas para construir a equipe dos sonhos

Team Building: o que é, como aplicar e 5 ideias de dinâmicas para construir a equipe dos sonhos

O sonho de qualquer organização é ter um time unido, engajado, criativo, dedicado e responsável. 

Um levantamento realizado pelo grupo de consultoria em recrutamento executivo especializado, PageGroup, em 2020, envolveu 3 mil executivos de cargos de alta e média gestão do Brasil, Argentina, Chile, Peru e México e revelou como são os colaboradores dos sonhos.  

Segundo os dados da pesquisa, as habilidades mais valorizadas por grandes empresas da América Latina são o trabalho em equipe (46,5%), inteligência emocional (33,8%) e comunicação assertiva (28,8%). 

A boa notícia é que essas são habilidades treináveis e que, se hoje, você não encontra no seu time, é possível começar uma estratégia de Team Building e reverter esse cenário.  

 

O que é Team Bulding? 

 

Informalmente, um antídoto para desmotivação, baixa produtividade, falta de entrosamento ou para aquele clima organizacional que está pesado.  

Team Building é uma estratégia para aperfeiçoar o seu time e o transformar no time dos sonhos, treinando sua equipe para habilidades como comunicação interpessoal, trabalho em equipe, inteligência emocional. 

Você deve estar se perguntando como, mas fique tranquilo(a), até o fim desse artigo você vai entender o passo a passo para a construção do Team Building e 5 exemplos de dinâmicas que podem ajudar.  

 

Como criar uma estratégia de Team Building? 

 

1. Identifique o propósito dessa estratégia 

Para qual finalidade você busca a estratégia de Team Building? Engajamento, entrosamento, responsabilidade… Seu treinamento precisa ter um foco e esse foco deve ser analisado, cuidadosamente, através de um diagnóstico do que pode, de fato, estar atrapalhando a produtividade da sua equipe. Então, antes de tudo, conheça sua equipe profundamente, entenda onde está o erro e crie um propósito. 

 

2. Encontre um lugar adequado para as atividades 

Algumas atividades de Team Building podem ser feitas, inclusive, on-line. Porém, é importante destacar que as dinâmicas surtem mais efeito quando são feitas fora do ambiente de trabalho. Isso porque aumenta a empolgação das pessoas, a sensação de liberdade e relaxamento, muda os ares e cria espaços para conexões que jamais aconteceriam em um ambiente de responsabilidade e compromisso.  

 

3. Crie um tipo de gameficação, com metas claras e recompensas 

O estímulo a participação é importante para que as pessoas realmente se entreguem nas dinâmicas e treinamentos. Coloque metas, objetivos, crie equipes e formas de pontuação… Até mesmo para o dia a dia que vier em seguida. Por exemplo, caso tenha feito uma dinâmica de inteligência emocional, pontue aquelas pessoas que conseguiram colocar técnicas do treinamento em prática e dê recompensas por isso. Elas servirão de exemplo e todos saem ganhando.  

 

4. Valorize a comunicação  

Deixe claro, do início ao fim, quais são as expectativas da empresa com as atividades e ouça o que as pessoas tenham a dizer sobre elas. Troque feedbacks, abra espaço para sugestões, mas não perca o foco no objetivo.  

 

5. Seja uma liderança exemplo 

Tudo que for dito e colocado com metas nas dinâmicas, precisam ser aplicadas pela liderança. Então, tenha o pé no chão ao estabelecer objetivos e seja o principal exemplo do seu time.  

 

 

Algumas ideias para começar sua estratégia de Team Building: 

 

1. 2 verdades, 1 mentira

 

Cada pessoa da equipe vai dizer duas verdades e uma mentira sobre si mesma e as outras devem adivinhar. Essa dinâmica estimula a integração e ajuda a gerar identificação entre as pessoas. 

 

2. Quebra Cabeça Incompleto 

Divida o time em duas equipes e dê a cada uma com um quebra-cabeça para ser montado. Ao longo da montagem, as equipes vão perceber que algumas peças estão trocadas e vão precisar entrar em acordo entre si para negociar com a equipe adversária e conseguir finalizar seu objetivo. Só uma equipe pode ser campeã. A dinâmica estimula o trabalho em equipe e a inteligência emocional, em tomadas de decisões difíceis sob pressão.  

 

3. Rei de Ouros 

Dê uma carta de baralho para cada pessoa da equipe. A carta recebida vai ser a carta que representa aquela pessoa. Depois, peça que cada uma conte sua história de forma resumida e peça para que todos escutem atentamente. Depois, misture as cartas e redistribua. A pessoa que recebeu a nova carta, deve contar a história da pessoa que a carta representa. Quem errar é eliminado, até sobrar uma pessoa campeã. Essa dinâmica treina a escuta ativa e contribui com a integração, empatia e identificação entre o time.  

 

 

Além das dinâmicas, para uma estratégia de Team Building de sucesso você pode incluir palestras, treinamentos, intercâmbios de áreas… Use e abuse da criatividade, mantendo sempre o objetivo em mente. 

No fim, você terá uma equipe mais motivada, unida e engajada com o próprio grupo. 

 

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