Entenda porque as empresas precisam falar sobre diversidade

Estamos no mês do Orgulho LGBTQIA+ e não podemos deixar passar batido a importância desse movimento e tantos outros, ultrapassarem as portas das empresas e entrarem com tudo.  

A sigla, que representa lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, travestis, queers, intersexuais, assexuais e o +, dedicado a tantas outras possibilidades de ser e sentir, mudou bastante desde seu primeiro formato.  

Isso porque, a sociedade (clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros) mudou primeiro e esse é um dos motivos para que as organizações comecem a abraçar cada vez mais as diferenças. 

Representatividade 

Estar em um lugar em que você é aceito, independente de gênero, cor, orientação sexual, religião, estética, deficiência, é muito positivo para a motivação diária.  

Porém, muito mais importante que isso, é ver que pessoas como você ocupam cargos de confiança, detém poder de decisão ou está à frente de algo importante.  

Isso porque, dessa forma, é possível enxergar oportunidades, se espelhando em pessoas que semelhantes, em aparência e história de vida.  

Pluralidade de Ideias 

Contar com um time diverso, livre para pensar e agir da forma como se sentem mais confortáveis, traz para cada produto, projeto e ideia, visões muito mais completas. 

Para entregar algo inovador, é preciso ter pessoas que são completamente diferentes, pensando juntas.  

Se não, o resultado sempre será o mesmo. 

Cultura organizacional 

Um(a) colaborador(a) que se sente acolhido(a), seguro(a) e representado(a) dentro da empresa, libera muito mais o seu potencial, se engaja mais e dificilmente vai abrir mão daquele espaço. 

Pessoas livres criam laços mais reais e genuínos, e isso reflete na forma de se relacionarem, trabalharem e levarem o dia a dia.  

Para a cultura organizacional, não existe nada melhor do que pessoas abertas a vestir a camisa e abraçar os valores da empresa como seus, mas para isso, precisam sentir que esses valores as aceitam e respeitam.  

É um movimento que já está acontecendo! 

A Consultoria Mais Diversidade, em parceria com Revista Você RH, lançou em 2021 uma pesquisa com 300 empresas brasileiras para discutir o cenário de diversidade. O resultado foi que 97% delas pretendiam investir em diversidade nesse ano.  

No mesmo ano, a pesquisa realizada pela rede social profissional, LinkedIn, revelou que 88% das empresas dão preferencias a negócios que tenham a diversidade como um pilar essencial e 90% concordam que as vendas são mais prováveis quando o time reflete a comunidade.  

A luta LGBTQIA+ está oficializada há 50 anos, o dia da consciência negra foi formalizado em nossa constituição em 2011 e há mais de 100 anos celebramos o dia da mulher.  

Sua empresa vai ficar para trás? 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp