Como minimizar o estresse no ambiente de trabalho?

O trabalho é uma atividade central da vida de toda pessoa adulta e quando passa a ser estressante demais, pode trazer malefícios para a saúde mental e física.

Por isso, cada vez mais empresas estão aderindo a novas formas de organizar o ambiente de trabalho e cuidar das relações entre colaboradores, pensando em proporcionar a melhor experiência possível. 

Além de preservar a saúde, estar em um lugar onde se sente feliz, torna os seres humanos mais criativos, produtivos e otimistas, trazendo ganhos significativos para a empresa em todos os aspectos. 

Sendo assim, aqui vão algumas dicas de como manter esse alto astral e minimizar o estresse no ambiente de trabalho.  

#1 Divisão justa de demandas

 Se em um mesmo ambiente de trabalho estão pessoas excessivamente sobrecarregadas, e outras com horários sobrando, os colaboradores começam a se sentir polarizados.  

Por um lado, um grupo extremamente estressado e por outro, um grupo inseguro, entendendo que seu trabalho não tem tanta importância, já que poucas tarefas são delegadas a ele.  

O ideal é que exista um equilíbrio. Veja a sua equipe como um time, que funciona em conjunto. Além de fazer uma divisão mais justa, é preciso incentivar que algumas ações sejam feitas em duplas, trios, etc, sempre ressaltando a importância do papel de cada um ali. 

Converse com seus colaboradores, se atente as agendas e verifique se estão precisando de ajuda sempre que possível. Dessa forma, a sensação de pertencimento toma o lugar da insatisfação e o clima fica muito melhor.  

#2 Organização  

Não existe nada mais estressante que a falta de planejamento no ambiente de trabalho. As demandas chegam em cima da hora, em outro momento não recebem retorno, as entregas ficam soltas e os resultados não são analisados. O time fica sem direção.  

Para ter certeza que está promovendo um ambiente de trabalho saudável, você precisa dedicar um tempo da sua semana para, junto a equipe, organizar as prioridades e tarefas mais urgentes.  

No fim, todo time consegue acompanhar o resultado do seu trabalho, o que recompensa o esforço, e pode seguir para as próximas tarefas com mais entusiasmo.  

Aposte em ferramentas de gestão e incentive a administração de tarefas individuais também. Existem algumas técnicas com foco nessa organização, como as reuniões de follow up, dias de imersão, e outras. 

#3 Comunicação clara e não violenta 

Sabe quando você está trabalhando e percebe discussões ali, outras chamadas de atenção aqui, conversas paralelas e assuntos que você nem tinha conhecimento? Tudo isso também gera estresse.  

O primeiro princípio do bom ambiente de trabalho deve ser uma boa comunicação. Garanta que todos os colaboradores que estão ligados a determinada demanda, estejam por dentro do que está acontecendo.

Não só isso, abra espaço para dúvidas, novas ideias e se mostre disposto a ouvir, ao invés de só pedir. 

Falando em demanda, sempre tome cuidado com os feedbacks, as formas de falar, até mesmo o tom de voz. Independentemente do seu cargo, todos ali estão trabalhando para o mesmo objetivo e são pessoas, com emoções, problemas pessoais, noites mal dormidas e tudo que ser humano nos dá direito. 

Então, tenha empatia pelos colaboradores que compõem o seu ambiente de trabalho, esteja atento aos sinais e sempre comece a conversando falando menos e ouvindo mais.  

#4 Momentos de descontração  

Não é porque o ambiente é de trabalho, que é preciso estar trabalhando o tempo inteiro. É cientificamente comprovado que ter uma boa concentração demanda alguns períodos de descanso e não respeitar isso, pode ser extremamente estressante.  

Ao longo do dia, convide seus colegas para respirar um ar puro, conversar sobre outros assuntos, ou só rolar o feed das redes sociais, sem precisar pensar muito.

No B.Club, os ambientes de descompressão cumprem esse papel, com jogos, televisão, local para dormir e estúdio musical. 

Quando retornam ao trabalho, temos certeza que o seu time vai estar descansado, feliz e muito mais produtivo. 

#5 Ambiente arejado e iluminado 

Pode parecer que não, mas fatores físicos também influenciam nos sentimentos em ambientes de trabalho. Por exemplo, um lugar escuro, com pouca cor e fechado, é propício para os sentimentos de desânimo, tristeza e cansaço.  

Se o seu local de trabalho está assim, é provável que manter a concentração seja uma luta para os colaboradores e no fim do dia, todos vão pra casa com um desgaste mental muito maior.  

Uma vista bonita, ventilação, equipamentos que funcionam, assentos confortáveis, cores vivas, são alguns aspectos físicos que contribuem para o ânimo durante o período comercial.  

Se atente a isso e veja como é possível melhorar tantas coisas, com mudanças tão simples. 

O B.Club pensa em tudo isso! 

Nós cuidamos para que o nosso coworking seja um ambiente ideal de trabalho, com estímulo a convivência, troca de ideias, conforto, flexibilidade, liberdade e muita parceria entre empresas e pessoas.  

Faça uma visita para tirar a prova de que nosso espaço é perfeito para o seu negócio. Basta acessar o site e agendar!

Já passou da hora de revolucionar as formas de trabalhar, para um mundo mais leve, inovador e feliz. :)

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