tendências corporativas para 2022

As maiores tendências para ambientes corporativos em 2022

Os últimos 12 meses trouxeram muitas novidades para o mundo corporativo. Pandemia, vacina, desenvolvimento tecnológico, isolamento, bem-estar, são algumas pautas que passaram a fazer parte do ambiente de trabalho com mais força do que nunca. 

Nesse artigo, listamos para você as maiores tendências em 2022. Será que o seu negócio está preparado para tantas mudanças? Confira. 

Inteligência Artificial 

Os robôs estão dominando os postos de trabalho! Tudo bem que essa parece uma frase de um filme futurista dos anos 80, mas não passa da realidade.  

Na verdade, o crescimento do uso das IAs não está tirando o trabalho de ninguém, apenas automatizando os procedimentos repetitivos, para deixar na mão das pessoas uma maior atenção ao atendimento, jornada do cliente e outras melhorias que viraram necessidade para um negócio se manter competitivo. 

A tecnologia veio agregar e já está sendo implementada nos mais variados segmentos por meio de assistentes digitais, exames e diagnósticos automáticos, prevenção de crimes cibernéticos, aplicativos de compras e muito mais! 

Organização de SQUADs 

Essa é uma metodologia que está ganhando espaço de alguns anos para cá e promete revolucionar os formatos de trabalho e projetos nas organizações.  

Os Squads consistem em uma divisão de times menores e multidisciplinares, com pessoas selecionadas por suas habilidades específicas, para ficar a frente de determinado projeto. 

Dessa forma, a empresa deixa de estar inteiramente concentrada em uma novidade por vez, e passa a contar com várias rodando ao mesmo tempo, otimizando tempo e dando mais autonomia aos colaboradores. 

Os grupos geralmente envolvem 3 ou 4 pessoas e tem como objetivo concluir aquele projeto, com excelência, o mais rápido possível. 

Uma boa ideia, concorda? 

Trabalho Híbrido 

Nem on, nem off, o meio termo vai dominar os ambientes corporativos em 2022.

O trabalho híbrido não deve ser regra, mas a flexibilização que o estilo permite, dá aos trabalhadores a chance de escolher de que forma têm um melhor desempenho. 

Essa tendência é o que está levando várias empresas para os espaços de coworking, afinal, a demanda de espaço diminuiu com parte do time remoto. 

Ou seja, espaços menores, mais flexíveis e com custos reduzidos, são mais proveitosos para empresas que já buscam esse formato e aumentam a capacidade de networking, criatividade e interação entre os colegas.

Saúde e bem-estar 

Gympass, benefício que arca com parte do valor de academia, vale-alimentação, estacionamentos de bicicleta, ambientes mais verdes, planos de saúde que incluem terapia, mais confraternizações, menos sobrecarga… Talvez esse seja o caminho para atender a essa demanda. 

A nova geração de trabalhadores está mais preocupada com qualidade de vida do que nunca. 

Veja bem, isso não quer dizer que são colaboradores ruins, só que o estilo que norteia a vida das pessoas com 30 anos ou menos, envolve o equilíbrio entre trabalho e lazer, cuidados com a saúde e agora, com a pandemia, higiene.  

Mas não é meramente luxo, já existem estudos que provam o efeito positivo dessas prioridades na produtividade, clima organizacional e lucro das empresas. Vale considerar, hein? 

Dados 

Monitorar desempenho de colaboradores, projetos, campanhas ou até comunicados internos, agora é mais possível, com a ajuda de ferramentas de gestão. 

Essa mudança, torna mais fácil o acesso a dados sobre como a empresa está se desenvolvendo e ainda possibilita uma gestão mais assertiva de projetos e de pessoas. 

Os dados já estão em boa parte das organizações e em 2022 vão ficar mais fortes ainda. 

Gostou? 

O B.Club não tira o olho das tendências e está prontíssimo para receber você e seu time com o que existe de mais moderno nos ambientes corporativos. Venha fazer uma visita. 😀 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp