5 motivos para administrar o seu e-commerce em um espaço de coworking

A era digital ofereceu uma oportunidade do comércio se reinventar em tempos de pandemia.

Em 2020, as compras online cresceram 73,88% no Brasil, quando comparado ao ano anterior, de acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital.

Entre todos os motivos para esse indicador ter disparado nos últimos meses, dois são crucias: o distanciamento social defendido para conter a disseminação do vírus e o novo perfil dos consumidores no país.

Os Millenials, aqueles que nasceram com acesso à internet, confiam e preferem a rede para realizar compras de maneira mais ágil e confortável.

Por isso, nesse período, vários negócios migraram para as plataformas digitais e passaram a investir na captação de dados, em parcerias com empresas de entregas, de pagamentos e tecnologia.

A busca é também por uma estrutura enxuta, capaz de administrar essa demanda sem um investimento tão alto. Agora, as prioridades são outras e é nesse cenário que os espaços para coworking funcionam tão bem. 

1.  Endereço fiscal e comercial

Credibilidade é palavra chave para vender na internet. O endereço fiscal e comercial, capaz de receber devoluções, emitir notas fiscais e recepcionar um possível cliente de maneira profissional faz toda a diferença.

Em um escritório compartilhado, o preço para manter um endereço, telefone e recepção é concentrado em apenas um boleto, que também fornece internet de alta velocidade, escritório, café, refeitório, estacionamento e um espaço de alto nível para receber parceiros e fornecedores.

Assim, a sua casa não precisa mais se desdobrar em diversos ambientes e seus custos podem ser organizados no que é da empresa e o que é a sua vida particular. É aqui que partimos para o segundo item!

2. Foco no seu negócio

Trabalhar em casa, apesar de muitas vantagens, representa também excesso de distrações, problemas para dissociar a vida privada da profissional, fora o aumento nos custos da casa e dificuldade para organizar da rotina de trabalho.

Quem nunca teve que lidar com um parente, um animal de estimação ou uma visita inesperada no momento do trabalho? Por isso, ter um espaço reservado para sua vida profissional longe de casa é um grande benefício.

Você ganha agilidade para pensar no seu negócio e melhorar a experiência do cliente cada vez mais, enquanto concentra todos os custos em um boleto, o do coworking. Deixa a administração das contas para quem tem isso como foco do negócio!

3. Networking e benchmarking

Ambientes compartilhados não estão em alta à toa. De um tempo para cá, as empresas perceberam o quanto dialogar com outras empresas do mesmo segmento, seja para uma parceria ou uma simples troca de ideia, pode ser vantajoso.

Da mesma forma, com empresas de diferentes segmentos é possível fomentar inovações nunca imaginadas e abrir as portas  para transformações na solução, na forma de trabalhar, na jornada do cliente, etc. O que ficou claro com a nova geração de empreendedores é que dar e receber boas ideias nunca é demais e todos saem ganhando!

É por isso que o público dos escritórios compartilhados também tem se transformado. No princípio, os coworkers eram majoritariamente autônomos, freelancers ou equipes pequenas, que alugavam estações de trabalho individuais. Agora, até grandes organizações perceberam quantos benefícios esse novo modelo de fazer um negócio pode trazer.

4. Felicidade da equipe

É comprovado que fatores como iluminação, temperatura, acessibilidade e espaço para trabalhar influenciam no desempenho e na felicidade do trabalhador. Mas você já calculou o quanto custaria construir um ambiente corporativo, com salas espaçosas, equipamentos eletrônicos, escritórios, recepção, espaços para lazer e descompressão, para receber parceiros e colaboradores da melhor maneira possível?

Pois é, não é pouca coisa e a manutenção de tudo isso ainda renderia algumas dores de cabeça. Esse é o grande diferencial dos escritórios compartilhados: um espaço inovador, de alto nível que garante a melhor qualidade de vida para quem trabalha e a melhor impressão para quem é recebido no lugar.

Mesmo nos e-commerce, modelo de negócio que demanda uma equipe mais enxuta, existe a necessidade de manter os colaboradores felizes, para ter um bom relacionamento com o cliente, desenvolver ideias inovadoras e, consequentemente, vender mais.

5. Segurança

Manter um estoque em casa é loucura. Outra ideia que você pode tirar de cabeça é investir em um ponto comercial somente para isso. Alguns espaços para coworking fornecem salas de estoque ou salas privativas, onde é possível guardar todos os produtos comercializados no e-commerce contando com a segurança da sala e do ambiente no geral.

Apesar do termo compartilhado trazer certa insegurança, pela divisão dos lugares com pessoas desconhecidas, os coworkings possuem medidas de segurança extremamente rigorosas. No B.Club, por exemplo, para entrar nos ambientes do coworking é necessário ter a digital cadastrada.

Fora isso o ambiente conta com câmeras, seguranças e uma estrutura privilegiada de um edifício no coração do Lourdes, um dos melhores bairros comerciais de Belo Horizonte. Uma vez contratada a sala privativa, então, seus equipamentos estarão 100% seguros. Veja como funciona essa modalidade de contrato.


O que não falta é benefício. Foi por isso que, antes da pandemia, os espaços para coworking estavam em crescimento exponencial no país. Em 2019, foram abertos mais de 300 novos espaços no Brasil. Apesar de a pandemia ter reduzido esse número, a proposta dos escritórios compartilhados ainda é tendência e promete voltar com tudo nos próximos anos.


Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp