novembro azul

5 ideias para a campanha de Novembro Azul em empresas

Começou o mês da campanha mundial de combate ao câncer de próstata! O Novembro Azul alerta homens, mulheres transexuais e travestis sobre os cuidados com a saúde para a prevenção dessa e de outras doenças. 

Uma pesquisa realizada em julho de 2022 pelo Instituto Lado a Lado, em parceria com a revista Veja Saúde, revelou que 59% das pessoas com próstata, não vão ao urologista. 

Entre os principais riscos desse comportamento, está a alta incidência do câncer de próstata, o segundo tipo que mais acomete essas mesmas pessoas.   

O câncer na próstata é silencioso e os sintomas só aparecem no estágio mais grave, o que representa uma séria chance de complicações, tratamentos mais agressivos e até óbito.  

A melhor forma de descobrir a doença no início é através do exame de toque, realizado por um(a) médico(a) especialista.  

 

Qual a chance de uma pessoa com próstata desenvolver o câncer, no Brasil? 

 

O Instituo Nacional do Câncer estima que, entre 2023 e 2025 serão 71,7 mil casos da doença, por ano, no país.  

Isso significa que uma a cada 9 pessoas que têm próstata será diagnosticada com o câncer, durante sua vida. É um número significativo! 

Para uma projeção mais otimista, é imprescindível que homens, mulheres transexuais e travestis, façam o exame de prevenção.  

Então, se você trabalha com esses grupos de pessoas, o melhor caminho para estimular a prevenção e o cuidado com a doença é através de informação. Por isso, aderir à campanha na sua empresa é muito importante.  

Uma vez entendido isso, confira 5 ideias para a campanha de Novembro Azul na sua empresa e contribua com a qualidade de vida dos(as) seus(as) colaboradores(as)! 

 

1. Palestra com profissionais da saúde  

Nada melhor que a credibilidade de um profissional para informar, tirar dúvidas e orientar sobre a prevenção, sintomas e tratamentos do câncer de próstata. Convide um especialista para uma roda de conversa e envolva as pessoas mais interessadas nessa ação!
 

2.  Canais de comunicação 

Seja nos canais internos ou externos, para clientes ou colaboradores(as), divulgar informações básicas sobre Novembro Azul é a principal forma de aderir à campanha. 

 

3. Day Off para bateria de exames 

Estimule os cuidados com a saúde como um todo! Por um dia, deixe livre a agenda de homens, mulheres transexuais e travestis para fazerem exames, inclusive o exame de próstata.  

 

4. Competições esportivas 

Exercício físico é peça chave na prevenção do câncer, doenças crônicas e muito mais! Para fazer barulho sobre o tema, faça uma agenda de atividades. Corrida, campeonato de esportes, caminhada… Que tal? 

 

5. Campanhas de arrecadação de fundos para pesquisa  

Outra forma de ajudar no combate ao câncer de próstata e no tratamento de pessoas acometidas pela doença, é através do incentivo a pesquisa. Nesse sentido, a doação de recursos para entidades que estudam e contribuem com o tema, faz toda diferença. 

  

O que mais você precisa saber sobre Novembro Azul e o câncer de próstata? 

 

Agora que você já sabe como é importante aderir à campanha, aqui vão alguns hábitos que previnem não só o câncer de próstata, mas muitas outras doenças: 

 

  • Evite fumar 
  • Controle a ingestão de bebida alcóolica 
  • Faça atividade física regularmente 
  • Se alimente de forma saudável  
  • Caso tenha mais de 45 anos, procure anualmente o urologista para o exame de toque 
  • Vá ao médio com regularidade para checar como anda sua saúde 

 

90% dos casos podem ser curados se descobertos no início. Faça a diferença, incentive a prevenção ao câncer de próstata! 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp