produtividade no trabalho

10 dicas para aumentar a produtividade no trabalho 

Antes de qualquer coisa, é NORMAL não ser produtivo(a) 24 horas por dia.  

Se você chegou até aqui porque está sentindo dificuldade em manter a produtividade o tempo todo, primeiro respira fundo e re-la-xa.  

Muitos motivos podem estar levando a queda da sua produtividade, coisas simples como a iluminação no ambiente, noites mal dormidas ou até as notificações do Instagram.  

Seja como for, essas dicas podem te ajudar a colocar as tarefas em dia de novo! Vamos lá. 

1. Use fones de ouvido com ruídos brancos 

Você já deve ter visto nas plataformas de música sugestões de sons ambientes para a concentração.  

Os ruídos brancos são sons que oscilam em frequências que bloqueiam outros sons com outras frequências mais intensas. Geralmente são relaxantes e muito eficientes para manter o foco.  

A audição é um sentido que não conseguimos “desligar”, mas com essa pequena mudança é possível camuflar os barulhos ambientes que geram distrações.  

2. Faça listas de tarefas 

Desorganização gera procrastinação. Quando não sabemos por onde começar, geralmente não começamos de lugar nenhum e demoramos a dar o “start” em qualquer tarefa, por mais simples que ela seja. 

Então, chegou a hora de trabalhar, faça uma lista com todas as suas prioridades do dia, pequenas metas e veja como fica mais fácil começar.  

E como é melhor ainda quando riscamos uma por uma e saímos com aquela sensação de dever cumprido.  

3. Estipule horários de descanso 

Parece contraditório, mas não é. Nosso cérebro também fica cansado e fazer pequenos intervalos, de 15 a 20 minutinhos, durante o dia, pode dar um respiro para a mente e clarear as ideias.  

É importante dizer que descansar é descansar MESMO. Não é sentir culpa por ficar uns minutos à toa, nem ficar resolvendo outros compromissos que demandam atenção e raciocínio.  

Simplesmente olhe pro nada e pense em nada. Escute uma música boa, role o feed das redes sociais, tire um cochilo… Qualquer coisa que não demande muito esforço mental. 

4. Desative notificações de redes sociais  

As maiores ladras de atenção dos últimos tempos: as redes sociais. Muitas vezes, sem perceber, perdemos minutos valiosos deslizando a tela sem objetivo nenhum. 

Lembre-se, os apps foram programados para te deixarem ali, em looping, então corra dessa situação. 

Um relatório da empresa de análise de mercado digital, App Annie, realizada no início do ano e divulgada pela BBC News, revelou que o brasileiro passa um terço do seu tempo acordado, no celular.  

Pensa quantas coisas poderiam ser feitas nesse período? 

5. Deixe o celular fora da vista 

Além das redes, a simples tentação de checar o celular pode cortar sua produtividade. Deixe o aparelho fora da sua vista, dentro da bolsa, mochila, gaveta ou o que fizer mais sentido pra você. 

Não é culpa sua, minha, nem nossa, que o celular seja uma tecnologia incrível que deu tão certo e que agora nós somos, literalmente, viciados nesse aparelho.  

Porém, quando isso começa a interferir nas responsabilidades diárias, é preciso tomar medidas mais drásticas para controlar o impulso de conversar o dia inteiro com os amigos, saber as notícias mais quentes ou ver a foto nova daquela pessoa que a gente gosta.  

Calma, vai estar tudo ali quando você terminar.  

6. Faça uma coisa de cada vez 

Não abra várias demandas de uma vez, comece e termine uma por uma.  

Muitas vezes queremos checar tudo antes de decidir por onde começar, mas isso pode dar mais ansiedade do que, de fato, tornar o processo eficiente.  

Abra um e-mail, veja se consegue resolver ou se pode ir para a agenda de outro dia, feche. Veja uma solicitação, comece, termine, entregue, depois parta para outra. 

Assim tudo flui muito melhor. 

7. Não se cobre tanto  

Agora, um segredo que você não poderia saber: talvez você não consiga fazer tudo que precisa para ontem pelo simples fato de você ser um ser humano.  

Sim, abrace essa verdade com toda sua força e repita com a gente: você não consegue fazer tudo, algumas coisas podem ficar para depois, nem tudo é urgente.  

Esse vai ser seu mantra a partir de agora! Brincadeiras à parte, as demandas muitas vezes chegam às pressas e isso nos dá a sensação de que tudo é pra agora. 

Aprenda algumas palavras mágicas como “não consigo”, “posso finalizar até que dia”, “quando eu puder olho para você”. É libertador! 

8. Desligue sua vida profissional do trabalho para fora 

Saiu do ambiente corporativo? Esquece, todos os seus compromissos ficaram por lá. 

Quando o nosso trabalho não sai da cabeça, perdemos nossas oportunidades de lazer, descanso, aprendizagem e relações sociais.  

Por mais que você esteja em outros lugares, fazendo outras coisas, como assistir uma série, por exemplo, se sua cabeça não estiver ali com você é como se não estivesse acontecendo. 

Isso te deixa exausto(a) e parece que você trabalhou sem nenhum intervalo de um dia pro outro. Então, saiu do trabalho, o trabalho saiu de você. 

9. Cuide de você 

É sempre bom dar ênfase na importância de: se hidratar, praticar exercícios físicos, dormir bem, evitar vícios e excessos, ter momentos de prazer, rir, chorar, conversar e se abrir.  

Cuide de você, afinal, se você não estiver bem é impossível fazer as coisas funcionarem bem. O cansaço, estresse, exaustão, desânimo, contagiam tudo e ainda refletem na sua saúde.  

Mais importante que sua produtividade, é você mesmo(a).  

10. Peça ajuda 

Se as demandas estiverem demais, talvez seja hora de dizer “é pessoal, eu não dou conta”. Reorganize suas tarefas, veja o que pode designar a outras pessoas e faça o que realmente conseguir.  


Tudo isso vai fazer toda diferença na sua relação com o seu trabalho e, consequentemente, as tarefas vão fluir melhor e serem finalizadas com sucesso.  

Compartilhe com seus colegas de trabalho e amigos, para ajudar outras pessoas que possam estar passando por isso também.  

No B.Club você encontra o espaço ideal para ter momentos de lazer, descanso e socialização, sem sair do ambiente de trabalho.  

É o escritório do futuro, uma estrutura corporativa completa pensada para pessoas! Veja as opções de espaços no nosso site.  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp