Como conquistar a felicidade no trabalho?

Você provavelmente já ouviu alguém contrariando a frase do filósofo chinês Confúcio, “escolhe um trabalho de que gostes, e não terás de trabalhar um único dia da tua vida”.

Tem até quem diga que trabalhar com o que gosta é pedir para perder a paixão por aquilo. 

Na verdade, essa ideia de que o que se faz é o que define a sua felicidade no trabalho, está incompleta.

Muitos outros fatores influenciam o nosso sentimento pela função que exercemos na maior parte da vida, como a equipe, as condições de trabalho, a remuneração, os desafios e até nossa rotina na vida pessoal.  

Apesar da maior parte dos itens citados fugirem do controle de uma única pessoa, existem algumas formas de melhorar nossa relação com esse “eu profissional” e ser mais feliz no dia a dia.

Consequentemente, seguindo essas sugestões, é possível conquistar uma mente mais saudável, uma maior produtividade e a tão sonhada felicidade.  

Mas o que é a felicidade no trabalho? 

Para saber como conseguir algo, precisamos refletir sobre o assunto. Ser feliz no trabalho, para você, representa ser reconhecido por uma tarefa concluída? Ser ouvido? Ter menos ou mais responsabilidades?  

Estar feliz no trabalho tem mais relação com estar empolgado enquanto realiza suas tarefas do que sentir animação apenas em momentos pontuais, quando é reconhecido ou recompensado.  

Antes que você pense qualquer coisa do tipo “mas isso existe?” já adianto que SIM e não é tão difícil colocar em prática.

Veja esse checklist recomendado pela psicóloga Adriana Gomes, especializada em orientação de carreira, para manter o ânimo no trabalho e conseguir de brinde melhores resultados.  

Faça Amizades 

De acordo com Gomes, ter um ciclo social amigável é essencial para não se sentir sozinho durante o período de trabalho. Para isso, o conselho da especialista é se abrir e começar o diálogo, se interessar pela vida dos colegas e estar aberto a momento de descontração. 

Ainda mais no último ano, com a pandemia, quando várias pessoas começaram a trabalhar em casa, nunca foi tão essencial um grupo de Whatsapp com os colegas para jogar conversa fora e fazer comentários “em off”, não é? 

Procure Oportunidades 

Buscar novos desafios dentro do ambiente de trabalho pode representar um risco para alguns. Mas sair da zona de conforto é uma das principais formas de sentir excitação, afinal um desafio novo permite novos olhares, tanto para a empresa quanto para a sua própria profissão.  

Uma boa ideia é estruturar um planejamento de carreira. Isso pode ser feito de forma profissional, com a ajuda de um psicólogo, como a Adriana, ou pode ser informal, um momento com você mesmo para traçar planos e encontrar um novo propósito. 

Faça Boas Ações 

Uma forma de se sentir gratificado é oferecendo ajuda. A psicóloga explicou que ser útil para alguém pode ainda melhorar suas habilidades, te deixar por dentro de projetos da empresa e tirar a angústia de ficar preso em uma mesma tarefa ou função. 

Olhe ao redor e veja com seus colegas se alguém está com dificuldade em algo que você pode ajudar. Isso também vai causar uma boa imagem e melhorar o relacionamento com a sua equipe! 


Outras dicas importantes para melhorar a felicidade, no geral, é se alimentar bem, praticar exercícios, beber muita água e planejar o seu dia.

Mas se lembre: é impossível só ter dias bons e momentos de dificuldades são comuns no trabalho. Não se cobre tanto e analise o que pode ser feito dentro da sua realidade. 

As condições de trabalho também são essenciais para o bem-estar e muitas vezes cuidar disso não depende de um profissional, mas sim da cultura organizacional. Analise se está no lugar certo. 

No B.Club, acreditamos que trabalhar em um espaço animado, com estrutura para momentos de descompressão e interação com outras pessoas, pode ajudar no seu desempenho.

Se também acreditar nisso, faça um teste. Estamos de portas abertas! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp