10 negócios que são tendência para 2022

Estamos no primeiro mês de 2022 e a lista com os negócios que são tendências ainda esse ano já saiu cheia de novidades. 

Em 2021, a pandemia possibilitou que startups de tecnologia, e-commerces e logística, ganhassem espaço rapidamente.  

Com isso, novas áreas mostraram seu valor e passaram a ocupar as primeiras posições das 10 principais mais promissoras para o mercado. 

Confira essa lista! 

Clubes de Assinatura

Isso já ficou comum em plataformas de streaming ou aplicativos de música, mas a tendência está tomando novas proporções. 

Os planos por assinatura viraram tendência para os mais variados serviços, de fornecedoras de móveis a farmácias, em um formato chamado, até então, de “as a service”, ou seja, “como um serviço”.  

A ideia surgiu para mudar hábitos de consumo, contando com a reutilização para vendas mais sustentáveis. Será que essa moda pega? 

Segurança de Dados 

A internet dominou boa parte do mercado e com ela, uma nova preocupação: a segurança dos dados da empresa e dos clientes.  

Afinal, com os cookies e as novas normas impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, o vazamento de dados ficou ainda mais grave e as empresas que demandam qualquer tipo de cadastro, precisam se garantir. 

Alô startups de TI, fiquem de olho! 

Outbound Sales 

Essa é uma novidade que vem crescendo e surpreendendo clientes e organizações. A metodologia consiste em vendedores extremamente bem informados sobre seus clientes, entrando em contato com possíveis leads por ligação. 

Tudo bem que parece uma call qualquer, mas é diferente do telemarketing. No Outbound Sales, o vendedor conhece o cliente primeiro, por meio de pesquisa e levantamento de informações, depois liga com a solução na ponta da língua. 

Alguns sites indicam que o método é vantajoso por aproximar a empresa do cliente, ter uma resposta rápida e uma capacidade de personalização, para cada caso, mais eficiente.  

Fintechs 

O mercado financeiro está sendo tomado pelas tecnologias e as fintechs são prova disso. 

Formato disruptivo, baixo custo (ou nenhum custo), opções de investimentos lucrativos, opções de parcelamento e empréstimos nunca vistas antes. 

Esses aspectos das startups de pagamentos ou instituições financeiras viraram tendência depois de alguns modelos de negócio se lançarem no mercado e darem muito certo. 

O relacionamento com o cliente e a facilidade nas transações é o que norteia esses “bancos” do amanhã, que estão fazendo uma verdadeira revolução! 

Inteligência Artificial 

As IAs são outra tendência que mudaram completamente a forma das pessoas se relacionarem com empresas nos últimos tempos. 

Por meio da programação moderna, os famosos robôs estão no mercado e prometem crescer e evoluir muito ainda.  

Hoje, a principal utilização das Inteligências Artificiais é no relacionamento com o cliente, que consegue resposta mais rápidas e fazer comandos personalizados para aparelhos eletrônicos super antenados. 

Healthtechs 

Uma união de saúde e tecnologia para construir atendimentos mais humanos e ágeis nunca foi tão importante.  

Assim como nas instituições financeiras, a área da saúde também está sofrendo uma transformação com as ideias inovadoras que surgiram no último ano. 

Áreas de exames, farmácia, portais educativos de saúde e bem-estar, gestão hospitalar, atestados e laudos digitais, teleatendimento, gestão de dados e muitas outras soluções, são alguns exemplos de como essa tendência está mudando o segmento no mundo. 

Infoprodutos 

Quem nunca comprou um e-book, pagou por uma apostila digital ou assistiu a canais informativos ou educativos, para aprender sobre determinado assunto? 

Os infoprodutos cresceram muito na pandemia, com o isolamento social e o tempo ocioso, e se tornaram foco de influenciadores digitais que precisam monetizar suas contribuições e vários outros profissionais com canais de informação on-line. 

As empresas não ficam de fora, né? E oferecer produtos informativos pode ser saída para melhor relação com leads, tirar dúvidas de clientes e colocar o público na sua pirâmide de conversão. 

Coworking  

A economia compartilhada também está chegando com tudo e nós estamos no meio! 

Os escritórios para coworking contribuem com a forte tendência do trabalho híbrido, que reduz a necessidade de um espaço físico exclusiva e amplia a flexibilidade das modalidades remotas e presenciais. 

Fora que reduz custos e tarefas administrativas, dando mais liberdade para as empresas focarem em suas soluções, fazerem networking e cuidar do bem-estar do time. 

Ensino a Distância 

A demanda urgente da pandemia fez com que instituições de ensino se adaptassem em tempo recorde e ainda há muito para progredir.  

Porém, essa mudança permitiu que essas mesmas empresas chegassem em mais pessoas, ampliando as possibilidades e tornando essa mais uma tendência, dessa vez na educação. 

As plataformas para conferências online estão cada vez mais sendo adaptadas para formatos específicos de salas de aula, com recursos para monitoramento de desempenho da aula, lista de presença e várias outras novidades. 

ESG 

A sigla resume as palavras em inglês Environmental, social and corporate governance, no português: governança ambiental, social e corporativa. Essa forma de ser e pensar está sendo transferida para as organizações por meio de mudanças em sua forma de agir em relação ao meio ambiente e as pessoas. 

A tendência cresce cada vez mais, junto das urgências socioambientais e está sendo aderida pelas principais organizações do mundo.  

A ESG é um pacto que indica a atenção da empresa para o monitoramento e a criação de políticas que corroborem com práticas sustentáveis e socialmente responsáveis.  

Quantas possibilidades nos esperam! E a sua empresa, está em dia com as tendências? Se mantenha sempre atualizado(a) sobre o mundo business aqui, no nosso blog.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp